Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wimbledon, dia 1: início com drama, homenagem, zebras e mau tempo

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

28/06/2021 20h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Marcela Linhares

Drama e susto na Quadra Central, cabeças de chave caindo, várias vitórias de virada e, por conta do mau tempo, jogos começando com atraso de quase cinco horas. A segunda-feira, primeiro dia do Torneio de Wimbledon, teve isso e muito mais, inclusive 22 partidas adiadas.

Antes do início da primeira partida, entre Novak Djokovic e Jack Draper, na principal quadra do complexo, um momento memorável e emocionante foi destaque: o público presente no torneio aplaudiu de pé a presença de Sarah Gilbert, líder da pesquisa da vacina de Oxford/AstraZeneca, e a equipe do NHS - o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra - em agradecimento aos serviços prestados (veja abaixo).

Sob o teto fechado, o atual campeão do torneio, Novak Djokovic, passou por susto no primeiro set ao ver Jack Draper vencê-lo por 6/4. Mais firme no próprio serviço, o número chegou a disparar 25 aces e não abriu mais brechas. Nas três parciais seguintes, o número 1 perdeu apenas oito pontos com os dois serviços e liquidou a partida vencendo de virada por 4/6, 6/1, 6/2 e 6/2. O britânico fez sua primeira participação na chave principal graças a um convite do torneio e chamou atenção dos fãs de tênis recentemente ao vencer Jannik Sinner e Alexander Bublik no ATP de Queen's. Na próxima rodada, o sérvio fará reedição da final de Wimbledon/2018 e enfrentará Kevin Anderson, que venceu Marcelo Tomas Barrios Vera de virada com parciais de 6/7, 6/4, 6/4 e 7/6.

Sem jogar uma partida de simples desde 2017 no complexo londrino, Andy Murray estreou com vitória em cima de Nikoloz Basilashvili, cabeça de chave número 24. O bicampeão do torneio esteve com saque firme e, salvando duas oportunidades de ser quebrado, abriu 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. Aproveitando mais três brechas no serviço do georgiano, o ex-número 1 abriu 5/0, chegou a ter dois match points enquanto Basilashvili sacava em 4/5, mas viu o adversário anotar sete games seguidos e levar a partida para o quarto set. O jogo precisou ser interrompido por cerca de 15 minutos para que o teto retrátil fosse fechado. No retorno, Murray voltou a sacar bem e conseguiu pressionar bastante os games de serviço do georgiano. O set começou com três quebras seguidas, duas a favor do tenista da casa. Andy apenas administrou a vantagem abrindo 5/3 e, com mais uma quebra, encerrou o drama em 3h16min.

No torneio masculino, a primeira surpresa do dia foi a derrota de Stefanos Tsitsipas, quarto cabeça de chave, em sets diretos para Frances Tiafoe. Esta foi a terceira vez que o grego caiu na estreia do slam britânico, incluindo a edição anterior do torneio, em quatro participações. O americano salvou todas as sete chances de ter o serviço quebrado e aproveitou quatro oportunidades para liquidar a partida em 6/4, 6/4 e 6/3 e conquistar a maior vitória da carreira. Outro cabeça de chave que caiu na estreia foi Jannik Sinner, que foi surpreendido por Martón Fucsovics e viu o húngaro anotar 5/7, 6/2, 7/5 e 6/3. Com essa derrota precoce, italiano perdeu na primeira rodada de um slam pela segunda vez na temporada - aconteceu também no Australian Open.

O torneio também viu a queda de Alejandro Davidovich Fokina após abrir vantagem de 2 sets a 0 para Denis Kudla, que veio do qualificatório, com parciais de 5/7, 4/6, 7/6, 6/3 e 6/3 para o americano. Reilly Opelka, cabeça de chave 27, foi mais um pré-classificado que se despediu. Ele caiu diante do alemão Dominik Koepfer (aquele que fez jogo duro com Roger Federer em Roland Garros antes de o suíço se retirar do major parisiense).

Por outro lado, Andrey Rublev e Roberto Bautista-Agut, cabeças de chave 5 e 8 respectivamente, avançaram na estreia. Enquanto o russo precisou vencer Federico Delbonis de virada por 4/6, 6/4, 6/1 e 6/2, o espanhol, semifinalista de Wimbledon na temporada passada, despachou John Millman também em quatro sets, anotando 6/2, 3/6, 6/3 e 7/6.

Dentre os cabeças de chave do masculino, três partidas que foram iniciadas nesta segunda-feira (28) foram interrompidas. Diego Schwartzman tinha 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) contra Benoit Paire; Gael Monfils havia perdido o primeiro set por 6/4 e vencido o segundo por 6/2 quando o jogo contra Christopher O'Connell foi paralisado no tie-break do terceiro set; e Fabio Fognini anotava duas parciais a seu favor (7/6 e 6/2) contra Albert Ramos-Viñolas no momento da interrupção.

No feminino, Aryna Sabalenka e Garbiñe Muguruza venceram com tranquilidade na estreia. A bielorrussa despachou a experiente Monica Niculescu, que veio do qualificatório sem perder sets e estava fazendo sua 13ª participação no torneio, com parciais de 6/1 e 6/4 ao seguir muito firme com os games de saque e pressionando bastante o serviço da romena. Já a espanhola, campeã de Wimbledon em 2017, precisou de apenas 50 minutos e perdeu apenas um game para confirmar o favoritismo em cima da francesa Fiona Ferro.

Da lista de tenistas do feminino são campeãs de slam, Iga Swiatek e Sofia Kenin avançaram com tranquilidade sem perder sets e eliminaram, respectivamente, Su-Wei Hsieh, que sofreu a sétima derrota seguida na temporada, e Xyniu Wang. Em um duelo de campeãs de slam, Sloane Stephens decepcionou a cabeça de chave 10 e bicampeã de Wimbledon, Petra Kvitova, por 6/3 e 6/4.

No último jogo a ser concluído nesta segunda, a americana Kristie Ahn surpreendeu a tenista da casa, Heather Watson, ao vencer de virada por 2/6, 7/6 e 8/6, salvando match point e quebrando o saque da britânica em 4/5. Esta é a primeira vez que Kristie avança para a segunda rodada do torneio.

Cabeças de chave desta edição, Madison Keys e Ekaterina Alexandrova também confirmaram favoritismo e venceram sem susto. Enquanto a americana anotou 6/3 e 6/4 em cima da #292, Katie Swan, a russa venceu Laura Siegemund em 6/1 e 6/3 em uma hora de partida. Com direito a pneu, a cazaque Elena Rybakina, cabeça de chave 20, eliminou Kristina Mladenovic por 6/4 e 6/0.

Partidas que estavam previstas para segunda-feira e foram adiadas:

Daniel Evans vs Feliciano López
Denis Shapovalov vs Philipp Kohlschreiber
Pierre-Hugues Herbert vs Pablo Andújar
Dusan Lajovic vs Gilles Simon
Sebastian Korda vs Alex de Minaur
Harriet Dart vs Elise Mertens
Venus Williams vs Mihaela Buzarnescu
Karolina Pliskova vs Tamara Zidansek
Maria Sakkari vs Arantxa Rus
Jessica Pegula vs Caroline Garcia
Ann Li vs Nadia Podoroska
Ons Jabeur vs Rebecca Peterson
Pablo Cuevas vs Laslo Djere
Donna Vekic vs Anastasia Potapova
Liudmila Samsonova vs Kaia Kanepi
Tereza Martincova vs Alison Riske
Zhinzhen Zhang vs Antoine Hoang
Sebastian Korda vs Alex de Minaur
Marc Polmans vs Yen-Hsun Lu
Shelby Rogers vs Samantha Stosur
Cristian Garin vs Bernabe Zapata Miralles
Lin Zhu vs Mona Barthel

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.