Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nadal supera britânico e vai às oitavas em Roland Garros pela 16ª vez

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

05/06/2021 13h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As condições não eram as preferidas por Rafael Nadal neste sábado. O espanhol, que gosta de jogar em dias ensolarados e quadras mais secas, entrou na Quadra Suzanne Lenglen sob nuvens e condições de jogo mais úmidas, que reduzem o quique de suas bolas, tradicionalmente cheias de efeito. O clima dificultou a vida do número 3 do mundo, mas não afetou o resultado final. Rafa bateu o britânico Cameron Norrie (25 aos, #45) por 6/3, 6/3 e 6/3 e avançou às oitavas de final em Roland Garros pela 16ª vez.

Nadal é o recordista isolado em participações na fase que reúne os 16 melhores. Na única vez que não chegou às oitavas no saibro de Paris, o espanhol abandonou o torneio por causa de uma lesão no punho após vencer a segunda rodada. Esse abandono faz com que Novak Djokovic seja o recordista de aparições consecutivas nas oitavas, com 12.

O próximo desafio de Rafa em Roland Garros será o italiano Jannik Sinner, de 19 anos e #19 do mundo. O confronto é uma repetição das quartas de final do ano passado, quando o espanhol venceu por 7/6(4), 6/4 e 6/1. Eles também se enfrentaram no Masters 1000 de Roma deste ano, também na terra batida, e Nadal levou a melhor por 7/5 e 6/4.

Como aconteceu

Em um dia nublado e com a quadra mais lenta do que o habitual, Nadal não tinha as condições perfeitas para seu tênis. O espanhol prefere dias ensolarados e a quadra mais seca, o que faz sua bola quicar ainda mais alto e empurrar os adversários para trás. Ainda assim, pouco mudou em seu plano de jogo. O espanhol fez o que faz de melhor: trocas de bola com boa margem de segurança e agressividade calculada. Foi o bastante para deixar Norrie na defensiva na maioria dos pontos. O britânico manteve seu serviço no começo, mas não resistiu no sexto game, quando cometeu dois erros não forçados. Era o que Rafa precisava para vencer o set por 6/3.

A segunda parcial começou com um game ruim de Nadal, que cometeu três erros não forçados e um break point convertido por Norrie. O britânico, contudo, sabia que não podia só trocar bolas e alongar os ralis, então tentava atacar sempre que possível, usando seu forehand (Norrie é canhoto) para agredir o backhand de Nadal ou arriscando mais com o backhand na paralela. Quando funcionava, colocava Rafa nas cordas. Quando não, cedia pontos de graça. E foi assim que os tenistas trocaram quatro quebras de saque seguidas no segundo set até que o veterano quebrou a série, confirmando o seu serviço e igualando o placar em 3/3. Norrie, porém, seguiu pressionado e perdeu o saque no sétimo game. Nadal não falhou mais e fechou o set.

Na terceira parcial, Norrie já não conseguia mais oferecer a mesma resistência. O clima também jogou a favor do veterano: o sol apareceu, as condições de jogo ficaram mais rápidas, e Nadal deslanchou até fechar a partida.

.

Quer saber mais? href="https://apoia.se/saqueevoleio" target="_blank">Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no href="https://twitter.com/saqueevoleio" target="_blank">Twitterstrong>, no href="https://www.facebook.com/saqueevoleio" target="_blank">Facebookstrong> e no href="https://www.instagram.com/blogsaqueevoleio/" target="_blank">Instagramstrong>.