Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Podcast SeV S03E10: Thiem, Barty, Zormann, Djokovic e saúde mental

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

24/04/2021 12h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O podcast Saque e Voleio, no ar para os apoiadores do blog, chega hoje falando sobre saúde mental no tênis e como atletas de alto rendimento da modalidade são afetados por diferentes tipos de problemas relacionados a isso.

No episódio de hoje, cito quatro casos diferentes. Primeiro, o de Dominic Thiem, que recentemente deu uma entrevista falando sobre como teve dificuldade de processar o momento imediatamente após o título do US Open. Analiso também um depoimento de Mats Wilander, que acredita estar vendo sintomas de depressão demonstrados pelo tenista austríaco.

Depois, falo sobre o caso do brasileiro Marcelo Zormann, que foi diagnosticado clinicamente com depressão e buscou ajuda para se recuperar. Incluo também o forte depoimento em áudio de Zormann, gravado para o belíssimo podcast A Voz do Tênis. Em seguida, lembro de Ashleigh Barty, atual número 1 do mundo que chegou a abandonar o tênis também por causa de depressão.

Lembro ainda de Novak Djokovic e o pós-Roland Garros/2016, quando o sérvio mostrou-se mentalmente exausto depois de conquistar os quatro slams em sequência, o período com o "guru" Pepe Imaz e as críticas por dizer que tênis não era sua prioridade principal na vida.

No fim, avalio alguns dos motivos pelos quais Nole, Rafa, Roger e Andy souberam lidar bem com as pressões da profissão no mais alto nível, assim como cito causas/consequências de problemas relacionados à saúde mental, assim como alguns dos elementos que ajudam a prevenir esses dilemas.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.

Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo, newsletter semanal e grupo de bate-papo via Telegram, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.