Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nadal saca mais forte, bate Norrie e vai às oitavas no Australian Open

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

13/02/2021 09h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos temas recorrentes deste Australian Open é a lesão nas costas de Rafael Nadal e o quanto isso afeta seu saque. O espanhol afirmou que a questão é preocupante e admitiu que precisou mudar o movimento de serviço para poder competir. Pois neste sábado, Rafa deu um bom sinal aos fãs, sacando mais forte durante o começo da partida e conquistando sem drama uma vaga nas oitavas de final ao fazer 7/5, 6/2 e 7/5 sobre o britânico Cameron Norrie (#69).

Depois de registrar médias de velocidade de primeiro serviço em 176 km/h na primeira rodada e 178 km/h na segunda fase, Nadal teve média de 182 km/h no set inicial do duelo deste sábado. Ele terminou com 179 km/h após os três sets.

O atual número 2 do mundo, que busca o 21º título de slam em simples na carreira, enfrentará na próxima fase o italiano Fabio Fognini (#17), que derrotou o australiano Alex de Minaur (#23) por 6/4, 6/3 e 6/4.

Como aconteceu

Nadal venceu os primeiros seis pontos da partida e indicava que faria uma "daquelas" partidas. Não foi bem assim. O espanhol não só não converteu os break points que teve no segundo e no quarto games como perdeu o serviço no quinto. Norrie, contudo, não conseguiu manter a vantagem, e viu Nadal fazer um game perfeito para devolver a quebra e empatar em 3/3. O set seguiu parelho até o 12º game, quando Norrie não resistiu mais uma vez. Por 7/5, Rafa saiu na frente no placar.

A segunda parcial foi melhor para Nadal, que, apesar de forçar menos o saque (média de 177 km/h no primeiro serviço), não cedeu break points e terminou com oito winners e sete erros não forçados (contra 4 e 14 de Norrie, respectivamente). Com duas quebras de frente, Rafa fez 6/2 sem muitos problemas. Com o jogo aparentemente sob controle, Rafa passou a arriscar menos o primeiro serviço, optando por uma porcentagem maior no fundamento e usando menos potência. Mesmo pressionado com frequência, Norrie ofereceu bastante resistência. Salvou dois break points no começo do terceiro set e confirmou o serviço em mais dois games complicados (sexto e oitavo).

No 12º game, porém, Rafa elevou o nível. Primeiro, forçou um erro de Norrie junto à rede. Depois, venceu um longo rali. Com um winner de forehand, chegou ao match point. Logo em seguida, fechou a partida novamente atacando com o forehand e vendo Norrie cometer um erro defensivo.

O que significa

Não foi uma atuação espetacular de Nadal. Longe disso. Em muitos momentos, o número 2 do mundo parecia estar administrando a partida e se desgastando o mínimo necessário para avançar em três sets. Isso pode explicar a redução na velocidade do primeiro saque ao longo da partida. Em certos games, Rafa optou por colocação em vez de potência e guardou serviços mais fortes para pontos mais delicados (como quado o placar mostrava 30/30).

Apesar de Norrie não ter se mostrado um oponente tão exigente neste sábado, os demais números da partida não são tão animadores assim para o espanhol. Rafa terminou com 33 winners e 35 erros não forçados e, após a partida, admitiu que precisa corrigir as causas de tantas falhas.

Na coletiva após o jogo, indagado sobre a lesão nas costas, Nadal disse que se sentiu melhor em relação aos dias anteriores. "Minhas costas não estavam melhorando com os dias. Minhas costas melhoraram hoje. Hoje está melhor. É o primeiro dia que sinto uma evolução. Isso é o mais importante hoje. Mais do que qualquer outra coisa." Seus serviços, porém, ainda preocupam. Contra um Fognini que tem uma boa devolução e é capaz de pressioná-lo desde a primeira bola, Rafa precisará ganhar mais pontos de graça com o fundamento se quiser evitar uma eliminação já nas oitavas, e ele sabe disso:

"Vou tentar. Preciso voltar ao meu saque normal. Eu estava sacando muito bem. É claro que eu não estava com meu saque normal nos últimos 15 dias. Hoje foi o primeiro dia que comecei a sacar novamente com meu movimento normal. Ontem, eu não treinei. Hoje, eu aqueci [para o jogo] fazendo o movimento normal. Não saquei mal, mas acho que posso melhorar."

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.