Topo

Saque e Voleio

Monteiro abre temporada com vitória sobre Bellucci em Delray Beach

Getty Images
Imagem: Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada 2021 começou bem para Thiago Monteiro, número 1 do Brasil e 84 do mundo. No duelo com o compatriota Thomaz Bellucci, atual #281 do mundo, o cearense foi melhor no começo, conteve uma tentativa de reação do paulista na segunda parcial e fez 6/3 e 7/5 para avançar às oitavas de final do ATP 250 de Delray Beach, nos Estados Unidos.

O próximo desafio de Monteiro será contra o americano John Isner, #25 do mundo e cabeça de chave 2 em Delray Beach. Isner, que fará sua estreia nas oitavas por ser um dos quatro mais bem ranqueados, derrotou Monteiro na única vez que os dois se enfrentaram: foi no Australian Open do ano passado, e o jogo teve parciais apertadas de 6/7(5), 7/6(4), 7/6(7) e 7/6(5).

Como aconteceu

No primeiro set, Monteiro foi pouco ameaçado. Mais consistente do fundo de quadra, o cearense quebrou o saque do paulista logo no primeiro game e disparou na frente. Após uma nova quebra no quinto game, o cearense confirmou seu serviço para abrir 5/1. Bellucci ainda diminuiu a diferença, devolvendo uma das quebras, mas isso aconteceu mais por falhas do rival do que por seus méritos. Com o saque em 3/5, Bellucci cometeu quatro erros não forçados e perdeu o game e a parcial.

O paulista, que entrou no torneio sem precisar jogar o qualifying graças a muitas desistências, começou melhor o segundo set, salvando break point no segundo game e ameaçando Monteiro no terceiro e no quinto. O cearense, contudo, salvou as seis chances de quebra que enfrentou e manteve o serviço para fazer 3/2. Taticamente, Bellucci era sempre o mais agressivo em quadra. Monteiro arriscava menos e apostava em sua consistência do fundo de quadra. Eventualmente, a irregularidade do paulista cobrou seu preço. No 12º game, sacando em 5/6, Bellucci jogou duas bola na rede e, com 0/40 no placar, mandou um forehand para fora. Game, set, match, Monteiro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado, a temporada que começou foi a de 2021, e não a de 2020. O erro foi corrigido.