Topo

Saque e Voleio

O show de Iga

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

04/10/2020 08h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ela tem 19 anos, 1,76m de altura e um nome fácil de lembrar, mas não tão fácil de pronunciar. Iga Swiatek (no site da WTA, clique no ícone ao lado do nome para ouvir a pronúncia) vem, há algum tempo, mostrando flashes de brilho. Tem um tênis versátil, muitos recursos e vive um processo de amadurecimento que nem sempre é tão simples ou curto - algo bastante normal para quem tem vários golpes bons e precisa aprender o melhor momento de usar cada um deles.

Iga entrou no top 100 em 2019, justamente no embalo de uma ótima campanha em Roland Garros, onde alcançou as oitavas de final. Em Paris, contudo, esbarrou a favorita ao título e pouco pôde fazer diante de Simona Halep confiante e inspirada que aplicou 6/1 e 6/0.

Pouco mais de um ano depois, uma Iga mais consistente e um pouco mais madura, agora como número 54 do mundo, após ter aparecido no top 50 por algum tempo, voltou às oitavas em Paris. Novamente, era a romena do outro lado da rede. Os papéis se inverteram (ou quase isso). Halep era novamente a grande favorita ao título. Desta vez, contudo, neste Roland Garros de outono, mais frio e quase sem público, o show foi da polonesa.

O repertório foi impressionante. Teve spin alto, mas também teve bola chapada. Teve subida à rede para matar ponto, mas também teve subida só para pressionar Halep. Teve bola angulada, mas também teve winner na paralela. Teve as duas no mesmo ponto (1'08"do vídeo acima). Teve voleio, teve curtinha, teve voleio com curtinha. E teve o golpe de misericórdia: o combo curtinha + lob que fez Halep correr desesperada para o fundo de quadra atrás de uma bola inalcançável. O ponto (a partir de 2'12" do vídeo) lhe deu o match point e aniquilou qualquer fio de esperança que a favorita ainda tinha. Jeu, set et match, Swiatek: 6/1, 6/2.

A vitória não só foi o primeiro grande triunfo da polonesa em um slam. Foi também o resultado que a colocou como favorita ao título nas casas de apostas. Talvez um pouco de exagero, mas compreensível para quem viu o pacote completo de Iga em ação neste domingo e precisa se preocupar com o dinheiro em caixa. Além disso, em uma chave que já perdeu grandes candidatas como Halep, Muguruza, Serena, Azarenka e Bertens (eliminada também neste domingo pela italiana Martina Trevisan, #159), tudo pode acontecer nos próximos sete dias.