Topo

Saque e Voleio

Djokovic leva passada por baixo das pernas, mas domina na estreia em Paris

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

29/09/2020 12h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A edição 2020 de Roland Garros, realizada no outono europeu e com temperaturas mais baixas, não impediu uma estreia "quente" de Novak Djokovic. O número 1 do mundo entrou em quadra vestindo mangas compridas, aplicou um pneu no sueco Mikael Ymer (#80) em apenas 20 minutos e dominou o duelo até completar uma vitória incontestável por 6/0, 6/2 e 6/3.

O azarão, contudo, teve seu momento de brilho. Quando perdia o segundo set, arriscou uma passada por baixo das pernas e ganhou o ponto, superando Djokovic, que só conseguiu assistir à bolinha e terminou aplaudindo o rival (veja o lance abaixo).

Sobre Nole, vale ressaltar que o visual com mangas compridas, adotado para lidar com os 16ºC da capital francesa nesta terça-feira, foi a única diferença considerável em relação ao Djokovic que terminou o Masters 1000 de Roma, uma semana atrás, com o troféu nas mãos. Ele segue afiado (foram 31 winners hoje), bem cotado ao título na terra batida parisiense e agora soma seis triunfos consecutivos no circuito mundial.

O sérvio é também quem mais venceu jogos na temporada. Com o triunfo sobre Ymer, são 32. Sua única derrota veio nas oitavas de final do US Open - e por desclassificação, quando deu uma bolada em uma juíza de linha e acabou punido com a eliminação imediata no torneio.

Como aconteceu

Ymer adotou uma postura corajosa, tentando atacar Djokovic, um dos tenistas que melhor se defendem no circuito. Não deu tão certo assim. Em dez minutos de jogo, o número 1 do mundo já abria 3/0 com duas quebras de vantagem. Três winners depois, o sérvio fez 4/0. O sueco não conseguiu mudar a dinâmica do jogo, e o set inicial terminou rapidinho, em 6/0, após só 20 minutos.

O número 80 do mundo só saiu do zero no segundo set, mas parecia que o jogo mudaria pouco, já que Djokovic conseguiu mais uma quebra no terceiro game. No entanto, o sérvio teve seu primeiro momento ruim no jogo e cometeu quatro erros não forçados para perder o saque imediatamente depois. Foi, no entanto, seu único instante irregular da parcial. Apesar do lance de efeito de Ymer, Nole voltou a controlar as ações e venceu quatro games seguidos até fechar a parcial em 6/2.

O terceiro set parecia uma formalidade. Nada que Ymer tentava conseguia incomodar o número 1. Quando recuou para buscar trocas mais longas, o sueco foi vítima de winners do fundo de quadra ou de curtinhas de Nole. Djokovic anotou a primeira quebra da parcial no terceiro game e rumava para um triunfo tranquilo, mas bobeou no sexto game e, com uma dupla falta, perdeu o serviço novamente. Foi, porém, um último momento irregular. Nole quebrou Ymer novamente no sétimo game e não olhou mais para trás.