Topo

Saque e Voleio

Serena estreia com tie-break e pneu em Roland Garros

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

28/09/2020 12h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Serena Williams não correu riscos em sua estreia no torneio de Roland Garros, mas precisou de um bom tempo em quadra para vencer o primeiro set antes de tomar o controle do jogo e avançar à segunda rodada. A veterana de 39 anos viu a compatriota Kristie Ahn, número 102 do mundo, sacar para a parcial inicial antes de virar o set e sair da Quadra Phillipe Chatrier com um triunfo por 7/6(2) e 6/0. O set inicial durou mais de 1h10min, e a partida, ao todo, teve 1h41min.

O jogo foi uma reedição da primeira rodada do US Open, menos de um mês atrás. Em Nova York, a ex-número 1 do mundo fez 7/5 e 6/3. O resultado é o primeiro passo parisiense para Serena na busca por igualar o recorde da australiana Margaret Court, vencedora de 24 títulos de slam em simples. A americana tem 23 conquistas e já perdeu quatro finais de slam desde seu último troféu, que veio no Australian Open de 2017.

Na próxima rodada, ela reencontrará mais uma rival que enfrentou no US Open: a búlgara Tsvetana Pironkova. Em Nova York, a americana perdeu o primeiro set, mas venceu de virada por 4/6, 6/3 e 6/2 nas quartas de final. Em apenas seu segundo torneio após três anos afastada do circuito, Pironkova estreou em Pars com vitória sobre a alemã Andrea Petkovic por duplo 6/3.

Como aconteceu

Depois de confirmar o primeiro serviço com três aces, Serena teve grandes problemas em um terceiro game cheio de erros dos dois lados. Ahn desperdiçou cinco break points, mas conseguiu a quebra na sexta chance - cortesia de um erro de esquerda da veterana.

Nas condições muito lentas desta segunda-feira - 14ºC e mais de 80% de umidade - Serena tinha problemas para se impor nos ralis, mas contou com seguidos erros de Ahn para conquistar vários break points no oitavo game. No sexto deles, a ex-número 1 finalmente conseguiu soltar uma esquerda indefensável do fundo da quadra que lhe rendeu a quebra e a igualdade em 4/4.

Serena, contudo, voltou a falhar no nono game. Errou três direitas seguidas e cedeu mais uma quebra para Ahn, que teve a chance de sacar para o set. Na hora mais importante, contudo, a #102 do mundo também falhou. A decisão só veio mesmo no tie-break, com a veterana trabalhando os pontos com mais calma e levando vantagem até fazer 7/6(2). Até ali, a partida tinha muito mais erros não forçados (49) do que winners (24).

Quando o segundo set começou, aconteceu o que costuma acontecer com as rivais de Serena Williams nas primeiras rodadas de torneios: o desânimo bate e há uma queda de confiança. A veterana não bobeou a disparou no placar, abrindo rapidamente 4/0. Ahn não conseguiu fazer mais nada para evitar o pneu e a eliminação.