Topo

Saque e Voleio

Tenistas devem começar a receber verba de plano de alívio na próxima semana

Pete Linforth/Pixabay
Imagem: Pete Linforth/Pixabay

Colunista do UOL

07/05/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A partir da semana que vem, tenistas dos circuitos mundiais masculino e feminino começarão a receber o dinheiro prometido pelo Programa de Alívio criado pelas entidades que governam a modalidade. ATP, WTA, ITF e os quatro torneios do Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) arrecadaram mais de US$ 6 milhões para dividir entre cerca de 800 tenistas afetados pela paralisação do circuito na pandemia do coronavírus.

Em comunicado distribuído nesta semana, os sete órgãos anunciaram que ATP e WTA ficarão encarregados de administrar a distribuição do dinheiro e que a verba será dividida igualmente entre homens e mulheres. O texto dizia ainda que os cerca de 800 atletas seriam selecionados de acordo com critérios estabelecidos por todos órgãos - entre eles, prêmio em dinheiro acumulado na carreira). Entrei em contato com ATP e WTA, mas nenhum órgão respondeu especificando todos os critérios ou a lista completa de tenistas que receberão a verba prometida.

Consegui apurar, contudo, que os primeiros depósitos devem ser feitos já na próxima semana, que os critérios seriam definidos em uma reunião nesta quinta-feira e que os US$ 6 milhões arrecadados não incluem contribuições por parte de tenistas ou ex-tenistas. Se algum atleta quiser doar, será bem-vindo, mas, diferentemente do modelo sugerido por Novak Djokovic, em que todos tenistas do top 100 contribuiriam, o Programa de Alívio estabeleceu que toda ajuda será voluntária.

Qualquer verba adicional, obtida por meios como leilões, doações de tenistas ou torneios virtuais, será adicionada ao valor total e administrada por ATP e WTA. A lista de beneficiados incluirá simplistas e duplistas.