PUBLICIDADE
Topo

Guia para voltar a jogar tênis pós-coronavírus

Pixabay
Imagem: Pixabay
Alexandre Cossenza

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais. Contato: ac@cossenza.org

Colunista do UOL

23/04/2020 12h18

A USTA, federação americana de tênis, divulgou uma lista de instruções e recomendações para o público dos Estados Unidos que já pensa em voltar a praticar o esporte, já que algumas regiões do país foram menos afetadas pela pandemia do novo coronavírus. A relação sugere o que fazer antes, durante e depois das partidas para reduzir o risco de contágio. Reproduzo (em tradução livre) aqui porque é o melhor guia produzido e disponibilizado por uma federação até o momento:

Antes de jogar

- Jogue apenas com familiares ou pessoas que morem na sua casa ou indivíduos que sejam considerados de baixo risco.
- Não jogue se algum de vocês:
1) Estiver com sintomas do coronavírus: problemas respiratórios de médios a graves com febre, tosse e dificuldade de respirar, ou outros sintomas identificados pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA);
2) Esteve em contato com alguém com covid-19 nos últimos 14 dias;
3) For um indivíduo vulnerável e sua região esteja em fase um ou fase dois (fases iniciais da pandemia). Um indivíduo vulnerável pode ser um idoso ou alguém com condições de saúde delicadas, incluindo pressão alta, problema crônico de pulmão, diabete, obesidade, asma e pessoas com sistema imunológico comprometido por tratamentos como quimioterapia para câncer.

Preparação para jogar

- Lave as mãos com sabão desinfetante e água (por 20 segundos ou mais) ou use um sabão antisséptico antes de entrar em quadra.
- Limpe seu equipamento, inclusive raquetes e garrafas d'água. Não compartilhe raquetes ou qualquer outro equipamento como munhequeiras, grips, bonés e toalhas.
- Leve uma garrafa d'água para evitar tocar em torneiras ou botões de bebedouros.
- Use bolas novas e um novo grip se possível.
- Considere precauções adicionais como o uso de luvas.
- Se precisar espirrar ou tossir, faça isso com um lenço ou na manga da camisa.
- Chegue o mais perto possível do horário marcado.
- Evite tocar em portões, grades, bancos, etc. se possível.

Durante o jogo

- Tente se manter a pelo menos dois metros dos outros jogadores. Não faça contato físico (como apertar as mãos ou high five).
- Considere não jogar duplas, o que pode levar a contato incidental e proximidade não desejada. Se você jogar duplas, evite qualquer contato incidental. NÃO faça os chest bumps dos Bryans e NÃO fale no ouvido do parceiro para combinar a jogada.
- Evite tocar em seu rosto após manusear a bola, a raquete ou qualquer outro equipamento. Lave as mãos logo se tiver tocado em seus olhos, nariz ou boca.
- Evite compartilhar comida, bebida ou toalhas.
- Use sua raquete ou seu pé para pegar bolas e mandá-las para seu adversário. Evite usar as mãos para pegar as bolas.
- Fique do seu lado da quadra. Evite mudanças de lado.
- Mantenha-se afastado de outros jogadores quando fizer uma pausa.
- Se uma bola de outra quadra for na sua direção, mande-a de volta com um chute ou com sua raquete.

Após o jogo

- Saia da quadra o mais rápido possível
- Lave bem as mãos ou use um antisséptico depois de sair da quadra.
- Não use o vestiário. Tome banho em casa.
- Não participe de atividades sociais ou extracurriculares. Nada de congregação após a partida.
- Todos jogadores devem deixar as instalações imediatamente após o jogo.

Manuseio de bolas

Embora seja improvável, é possível que uma bola de tênis transmita o vírus covid-19, já que virtualmente qualquer superfície pode transmitir a doença. Aqui estão precauções extras que você pode tomar para se manter seguro enquanto joga tênis:

- Abra dois tubos de bolas que tenham números diferentes nas bolas.
- Pegue um conjunto de bolas numeradas e dê a seu parceiro as bolas do outro tubo.
- Jogue normalmente, mas pegue apenas as bolas numeradas de seu tubo. Se uma bola com o outro número parar do seu lado da quadra, não toque nela com as mãos. Use a raquete ou o pé para mandá-la para o outro lado da quadra.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Saque e Voleio