Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quais são os quatro volantes da seleção no Sul-Americano Sub-20

Colunista do UOL

15/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A quatro dias da estreia brasileira no Sul-Americano Sub-20, seguimos apresentando os jogadores que tentarão, em terras colombianas, o título e a classificação para o Mundial da categoria. Ramon Menezes convocou quatro volantes. Dois deles, inclusive, são muito utilizados em outras posições. Neste grupo está o nome de maior talento dos 23 listados, o ex-vascaíno Andrey.

Andrey - Chelsea
03/05/2004 - 18 anos - 1,76m - 72kg

Já seria um dos craques do time antes dos muitos pedidos de dispensa dos jogadores de talento de meio e ataque. Agora então, é sem dúvidas o principal nome do Brasil na competição, tanto que foi negociado pelo Vasco com o Chelsea e quase ficou de fora do Sul-Americano. Se apresentou ao técnico Ramon Menezes apenas ontem, mas é difícil que não seja um dos titulares a partir do momento que estiver apto fisicamente.

Há quem diga que os 15 milhões de euros pagos pelo clube inglês de forma imediata, mas que podem se transformar em 23 milhões caso o jovem alcance algumas metas, seja pouco. A tese tem fundamento. Mesmo mais jovem que a grande maioria, Andrey mostra um nível de maturidade e entendimento de jogo acima da média na sua idade. Em diversos momentos foi o jogador mais importante do Vasco na última Série B.

É claro que a segunda divisão do futebol brasileiro não oferece o tipo de oponente que o fará evoluir com velocidade, e por mais que o Vasco tenha subido para a Série A, a venda chega num bom momento dentro desse aspecto. Andrey precisa logo encarar rivais do mais alto nível. A sensação é que está próximo do ''teto'' de sua idade no Brasil. Se despede do cruzmaltino com 38 jogos entre os profissionais. Oito gols marcados.

01 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Andrey Santos, do Vasco, comemora gol marcado contra o Londrina
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

A média de um tento marcado a cada cinco jogos, mesmo sendo um atleta que atua na primeira linha do meio, dá uma boa demonstração do potencial. Andrey consegue fazer diferentes funções com qualidade. Joga de ''5'' ou de ''8''. Inicia as jogadas perto dos zagueiros com passes de qualidade e espírito vertical, trabalha com desenvoltura na zona de articulação dos ataques, de intermediária a intermediária. E por fim, tem potencial de infiltração na área.

É natural que ao se estabelecer em um futebol ainda mais competitivo, Andrey se fixe numa função mais específica, mas ofensivamente chega perto de ser completo aos 18 anos. Precisa melhorar o foco sem a bola. Não que seja preguiçoso para marcar, mas não tem a mesma concentração, e isso gera erros de posicionamento e de tomadas de decisão ao dar o combate. Ótimo tempo de bola aérea e técnica de cabeceio eficaz.

Marlon Gomes - Vasco
14/12/2003 - 19 anos - 1,81m - 70kg

Quem não acompanhou os jogos de Marlon Gomes na base pode estranhar a inclusão dele como um volante neste texto, mas o atleta utilizado muitas vezes como um ponta na Série B de 2022 com o Vasco, joga mais recuado na seleção, é a sua posição de origem. Fez dupla com Andrey desde o sub-15 do Cruzmaltino e em outras categorias da seleção. Dobradinha que deve se repetir no meio-campo titular do time de Ramon Menezes.

Natural do Rio de Janeiro, Marlon começou no Nova Iguaçu, mas logo depois foi captado pela base vascaína. É irmão do também volante Matheus Claudino, de 24 anos, que joga atualmente no Figueirense. Um fato que chama a atenção sobre o atleta é que ele foi pai de uma menina com apenas 15 anos de idade. Já revelou que o episódio o fez amadurecer mais rápido e ajudou na carreira. Tanto que não demorou a se fixar nos profissionais do clube.

02 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Marlon Gomes em duelo com o Criciúma pela última Série B
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Mesmo em meio a contratações mais robustas para a temporada, ele vai brigar por uma vaga na equipe da Colina. Já fez 18 jogos pelo time profissional, 12 na condição de titular, marcou dois gols e deu duas assistências. O que mais chama a atenção no seu estilo é a entrega em cada lance. Mesmo sem tanta força física, consegue se impor em duelos através da agressividade e da agilidade que possui.

É rápido. Tem passadas largas e controle de bola em velocidade. Volúpia para pressionar o rival que tem a bola nos pés. É um jogador muito agudo, vertical! Consegue aliar essa potência com qualidade nos passes curtos e repertório de drible. Sai com desenvoltura de situações de aperto. Chuta bem de média distância e possui o tempo correto de infiltração na área.

Sua principal dificuldade vem na leitura do ritmo que o jogo pede. Muitas vezes acelera jogadas antes do momento certo e precipita a melhor decisão. Pode evoluir também quando sua equipe marca num bloco mais perto da própria área, na proteção dos espaços centrais e fechamento do ''funil'', a faixa entre a pequena área e a meia-lua. Bom uso da perna esquerda.

Ronald - Grêmio
11/02/2003 - 19 anos - 1,88m - 78kg

Ronald integra as divisões de base do Grêmio desde os sete anos e será o único atleta do futebol gaúcho no grupo. Passou por todas as categorias do imortal e tem um irmão gêmeo que também atua no clube, o goleiro Marcão. O volante ainda não estreou no time profissional, mas já foi relacionado para a Recopa Gaúcha de maio do ano passado, contra o Glória, e atua na equipe sub-23. Foi campeão brasileiro de aspirantes em 2021.

Trata-se de um volante bem dinâmico. Ronald mostra entendimento das funções táticas do meio-campo. Pode jogar de ''5'', por trás de uma dupla de meias, ou ao lado de um outro volante, fazendo um dueto. Sabe fixar-se à frente da defesa ou sair um pouco mais para o jogo. Isso certamente pesou para que fosse convocado.

03 - Divulgação/Site oficial do Grêmio - Divulgação/Site oficial do Grêmio
Ronald, meio-campista do Grêmio
Imagem: Divulgação/Site oficial do Grêmio

Tem ''pegada'' na marcação. Pressiona forte o homem adversário com a bola e apresenta boa leitura de posicionamento para interceptar passes na intermediária defensiva. Pode ter um tempo de ''bote'' mais apurado em situações de mano a mano. Quando batido desta forma, não apresenta boa recuperação no lance. Forte fisicamente. Se impõe nos duelos de ''primeira e segunda bola'' no meio-campo. Por baixo ou por cima, ganha a maioria deles.

É uma arma interessante na bola aérea ofensiva. Ótimo tempo e técnica de cabeceio eficaz. Na construção ofensiva, faz poucos passes de ''ruptura'', aqueles com capacidade de quebrar uma linha de marcação adversária. Joga mais em passes curtos e precisos, faz a bola girar com velocidade. Dá poucos toques na pelota para prosseguir com a jogada, demonstra domínio orientado para já controlar a bola e executar a sequência do ataque. Se mexe para se oferecer constantemente como opção de passe.

Um dos destaques de seu jogo é o bom preparo físico. Consegue transitar em uma faixa extensa do gramado. Aparece bem em reações agressivas nas transições defensivas de sua equipe. Usa pouco a perna esquerda. Isso atrapalha para sair de algumas pressões ao receber a bola de costas para o gol rival. Velocidade mediana. Provavelmente será utilizado para dar equilíbrio ao time quando a seleção estiver vencendo em uma 2ª etapa.

Alexsander - Fluminense
08/10/2003 - 19 anos - 1,77m - 70kg

Para contar a história de Alexsander a palavra perseverança tem que estar presente! Não foi chamado na lista inicial de Ramon Menezes, mas acabou convocado após o pedido de dispensa do Flamengo para o meia Victor Hugo. Isso, porém, não é nada perto do que o meio-campista/lateral-esquerdo do Fluminense teve que superar para se profissionalizar.

04 - Marcelo Gonçalves/Fluminense - Marcelo Gonçalves/Fluminense
Alexsander em ação pelos profissionais do Fluminense
Imagem: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Nascido e criado na comunidade da Primavera, subúrbio do Rio, ele chegou a ser dispensado pelo Fluminense na categoria sub-13. Começou aos oito anos no futsal do clube, e aos dez mudou-se para os gramados. Voltou ao futsal do Tricolor e só receberia nova oportunidade no futebol de campo dois anos depois. Chegou perto de ser dispensado outra vez na sequência, mas deslanchou a partir da categoria sub-17.

Se profissionalizou no segundo semestre de 2022. Foi relacionado inicialmente para quatro jogos, mas só foi entrar em campo no último deles. Atuou um tempo na vitória tricolor sobre o São Paulo, pela 36ª rodada do Brasileirão. Na sequência, foi titular da lateral-esquerda com Fernando Diniz. Inicia 2023 com moral e tem chances de brigar pela vaga na equipe. O fato de poder jogar como primeiro ou segundo volante, e lateral, é um ponto positivo.

Foi titular na ausência de Andrey durante a preparação e agradou. Certamente será bastante utilizado por sua versatilidade. Trata-se de um jogador canhoto, muito leve, rápido nas mudanças de direção, facilidade para antecipar os adversários e fazer interceptações. Dar verticalidade ao jogo em conduções de bola em velocidade ou a partir dos passes. Pode melhorar um pouco o controle da pelota para ser ainda mais efetivo.

Não é um atleta forte fisicamente, o que acaba prejudicando a imposição necessária no meio em alguns duelos de ''primeira e segunda bola''. Tem agressividade para pressionar o homem da bola adversário. Pode evoluir no posicionamento à frente da defesa. Boa técnica de drible e qualidade no passe curto e longo. Pouco uso da perna direita. Noções apuradas de coberturas aos laterais. Ótimo condicionamento físico!