Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Conheça os talentosos jovens do Vélez, rival do Fla na Libertadores

Colunista do UOL

15/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Vélez Sarsfield chegou às semifinais da Libertadores depois de 11 anos de ausência e eliminou o River Plate nas oitavas. O adversário será o Flamengo, mas o clube de Liniers vive uma realidade totalmente distinta do rubro-negro. Com receita muito inferior e fora dos clubes de maior arrecadação da Argentina, o ''El Fortin'' aposta na ótima formação de jogadores que possui para ser competitivo.

Ao menos seis jogadores das ''canteras'' do clube são fundamentais na campanha. Cinco deles são titulares, e um sexto elemento vem saindo do banco de reservas para decidir na segunda etapa.

Valentin Gómez - Zagueiro

Este é com certeza o caso de rápida maturação que mais impressiona entre os garotos do Vélez. Diego Valentin Gómez nem fazia parte do elenco profissional até fevereiro deste ano. Começou a ser relacionado e precisou substituir o excelente zagueiro Lautaro Giannetti, que lesionou o joelho e só volta em 2023. Tomou conta da quarta-zaga ao lado de De Los Santos e, mesmo aos 19 anos, apresenta uma consistência altíssima.

É um defensor canhoto. Mostra excelente posicionamento e rapidez de raciocínio para a ação necessária em duelos contra os atacantes. Não brinca em serviço. Rebate muitas bolas. É um ótimo protetor de área. Tanto que não perdeu espaço nem com a chegada do experiente Diego Godín. Tem agilidade e saída de bola razoável. Ótima projeção de carreira pela frente. Pode dosar a força em determinadas jogadas, acaba levando muitos cartões.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Valentin Gómez nesta temporada
Imagem: Fonte: Opta

Francisco Ortega - Lateral-Esquerdo

O lateral-esquerdo já é um pouco mais velho e está em sua segunda temporada como titular da equipe. É profissional do clube desde 2018. Disputou um Sul-Americano e um Mundial Sub-20 pela Argentina. Dentro de uma estrutura de participações pontuais dos laterais de ''Cacique'' Medina no ataque, apoia com mais frequência em relação a Leonardo Jara pela direita.

A sua vocação é ser ofensivo, mas vem se desenvolvendo bastante defensivamente. É um jogador rápido e muito aguerrido. Firme nos duelos e agressivo na abordagem de marcação. Possui qualidade nos cruzamentos e nos passes. Toma boas decisões ao chegar na linha de fundo. Não tem tanta força física, o que pode ser uma boa notícia em duelos de mano a mano com Rodinei, por exemplo.

02 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Ortega nesta temporada
Imagem: Fonte: Opta

Máximo Perrone - Volante

Outro titular de consistência impressionante com apenas 19 anos. Assim como Valentin Gómez, subiu aos profissionais nesta temporada e já conquistou o seu espaço. Com as saídas de Poblete e Mancuello no final de 2021, conseguiu brechas para mostrar o seu talento e venceu o duelo contra Santiago Caséres, seis anos mais experiente. Entrou no time em abril e não saiu mais. Tem bom desempenho na bola aérea e ataca bem a área adversária assim.

O volante canhoto faz uma espécie de trabalho invisível no meio-campo. Sempre bem-posicionado, realiza coberturas precisas e protege a entrada da área. Importante também no ganho das ''segundas bolas'' na faixa central, algo que acontece bastante num jogo de ligações diretas assumido com frequência pelo Vélez. Não é um volante criativo. Não compromete com a bola no pé, mas não vai construir com passes diferenciados. É lento, mas intenso nos duelos.

03 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Perrone nesta temporada
Imagem: Fonte: Opta

Nicolás Garayalde - Volante

Joga ao lado de Perrone como volante. São dois dos grandes responsáveis pela segurança defensiva que o time transmite em jogos de Libertadores. O curioso é que ambos faziam dupla de meio-campistas em jogos do Torneo Reserva há pouco tempo, uma espécie de ''Brasileirão de Aspirantes'' da Argentina. Hoje são fundamentais para o time em uma semifinal continental.

Garayalde sai um pouco mais em relação a Perrone. Subiu para os profissionais em 2020, mas só foi ganhar mais sequência nos últimos meses. Cresceu de forma bem surpreendente. Importante nas disputas de ''primeira e segunda bola'' no meio-campo, principalmente em duelos aéreos. Boa capacidade de infiltração na área e qualidade razoável na articulação. Busca dar verticalidade aos passes e é firme nos duelos defensivos.

04 - Fonte:Opta - Fonte:Opta
Os números de Garayalde nesta temporada
Imagem: Fonte:Opta

Luca Orellano - Meia/Atacante

É um dos prodígios da base do Vélez nos últimos anos. Subiu em 2019, mas só se tornou titular a partir da temporada passada. Joga pelo lado direito do campo atualmente. É rápido e habilidoso, possui excelente controle de bola e tem repertório de drible, criatividade para sair de situações em espaços curtos, mas sofre muito fisicamente. Precisa auxiliar Jara na marcação pela direita e quase sempre é substituído antes da metade do 2º tempo.

Ainda não conseguiu marcar um gol nesta Libertadores e, por mais que tenha seu talento reconhecido, se espera mais dele. É canhoto. Dentro do 4-4-2 montado por Medina, resguarda mais a posição pelo flanco. Quando recebe a bola, tenta variar com ela na direção da área. Finaliza muito bem de média distância e tem visão para encontrar os companheiros com o último passe.

05 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Orellano nesta temporada
Imagem: Fonte: Opta

Julián Fernández - Meia/Atacante

É o mais jovem e promissor. Subiu nesta temporada para os profissionais e vem impressionando pela maturidade ao entrar no 2º tempo dos jogos. Geralmente substitui Orellano pelo lado direito do meio-campo, mas não será surpresa caso receba uma oportunidade como titular contra o Flamengo. Fez dois gols importantíssimos nos duelos diante do Talleres pelas quartas de final.

Consegue aliar bem controle de bola e agressividade na sua calibrada perna esquerda. Jogador de constantes movimentos de ataque à última linha defensiva rival, seja com a pelota dominada ou buscando receber em profundidade. Finaliza bem. Passes de qualidade nas proximidades da área. Auxilia na marcação. Precisa oscilar menos a intensidade, algo totalmente natural a quem acabou de se profissionalizar. É um protótipo para a Europa.

06 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Julián Fernandez nesta temporada
Imagem: Fonte: Opta