Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bento, do Athletico, se coloca entre os melhores no 1º ano como titular

Colunista do UOL

14/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O trabalho de base do Athletico é referência no Brasil há alguns anos. Não só pela formação a partir da mais tenra idade, mas também pela identificação de talentos em outros clubes do país, a contratação deles, e o desenvolvimento final do CT do Caju. Os exemplos são diversos nas duas últimas décadas. A cada ano alguém surge e dá retorno esportivo e financeiro ao Furacão. 2022, até aqui, tem marcado a afirmação de Bento como o excelente goleiro que é.

Ele chegou ao clube com apenas 14 anos e passou por todas as categorias até se profissionalizar de vez em 2020. Encontrar espaço não foi nada fácil. Chegou a ser quinta opção para a meta, mas foi conquistando moral nos treinamentos e nas oportunidades que teve.

A primeira grande prova de fogo veio há pouco menos de dois anos, nas oitavas de final da Libertadores. Estava atrás de Santos e Jandrei na hierarquia de goleiros do clube, mas ambos pegaram Covid-19, e sobrou para o arqueiro oriundo do interior do estado. Ele foi bem e ganhou a confiança de todos. Não demorou para virar o reserva imediato e, desde a saída de Santos para o Flamengo, assumiu a camisa 1.

Entre os goleiros que mais atuaram neste Brasileirão, Bento ocupa o quinto lugar em um ranking importante de medição de desempenho. Defende 78% das bolas que vão na direção do gol, ótimo dado. Só está abaixo do seu ex-companheiro Santos, de Cássio, Weverton e João Paulo. Um grande cartão de visitas.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Bento pelo Athletico
Imagem: Fonte: Opta

A principal virtude de Bento é a sobriedade embaixo do gol. Não é um goleiro de movimentos arrojados e voos. Consegue ser objetivo sem aparecer de forma espetacular. Demonstra bom posicionamento, tranquilidade, leitura das ações adversárias. Tem muita envergadura.

Ainda vai completar o seu jogo de número 60 como profissional, o que dá uma boa prévia da margem de evolução que tem. As respostas em momentos decisivos têm sido ótimas. Pode melhorar a velocidade de reação e a desenvoltura das passadas laterais para chegar em bolas fora do seu alcance. Fatores que certamente serão aprimorados com a sequência.

Dentro do alto nível de goleiros projetados recentemente pelo Furacão, como Weverton e Santos, apresenta qualidade para trabalhar com os pés, requisito fundamental a qualquer arqueiro que queria jogar em alto nível. Pensar em Bento como um dos candidatos a vaga no próximo ciclo de Copa do Mundo com a Seleção é palpável. Surge mais um ótimo goleiro jovem no Brasil.