Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Real Madrid: Mesmo time, pilares idênticos, título. Nada mudou!

Colunista do UOL

10/08/2022 17h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A temporada europeia começou da mesma forma que terminou a última. Com título do Real Madrid! O clube de conquistas mais relevantes no futebol mundial bateu o Eintracht Frankfurt por 2x0, em Helsinki, na final da Supercopa da Europa, e alcançou o seu quinto caneco na competição. O ''modus operandi'' foi parecido. Courtois, Vini Jr e Benzema decisivos, o trio de meio controlando as ações, e a hierarquia de gigante decidindo.

As equipes foram a campo basicamente com os mesmo titulares que venceram a Uefa Champions League e a Europa League. A diferença foi Kostic. Jogador fundamental para o time de Oliver Glasner na última temporada, ele foi para a Juventus. Lenz o substituiu na ala-esquerda. Já Carlo Ancelotti escalou Valverde mais uma vez a partir do lado direito do ataque. Rodrygo começou no banco.

Diante de um organizado Eintracht, o Real demorou a engrenar. O ritmo não era tão alto em virtude de ser o primeiro jogo oficial da temporada, mas quando a ''máquina'' esquentou, a superioridade apareceu. Antes disso, sofreu com rápidos contragolpes dos alemães. Borré deixou Kamada na cara do gol aos 13', mas Courtois, pra variar, fez grande defesa. Knauff também obrigou o belga a trabalhar logo depois.

Os espanhóis dominavam a posse. Circulavam no campo de ataque com uma boa ocupação de espaços, trocavam passes de pé em pé, mas progrediam pouco rumo à área. O time de Frankfurt marcava forte, era compacto, inclusive quando subia o bloco para neutralizar os Merengues dentro do campo contrário, mas faltava um pouco de contundência do Real nos movimentos ofensivos.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Real Madrid e Eintracht Frankfurt começaram a Supercopa da Europa 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Valverde e Vini Jr destoavam neste sentido. Quando Kroos ou Modric conseguiam acioná-los em ataques rápidos, a coisa fluía. O uruguaio fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Benzema, ele ajeitou para Vini Jr, que bateu e venceu Trapp, mas o zagueiro brasileiro Tuta salvou em cima da linha.

O brasileiro seria protagonista na sequência. Recebeu de Kroos e fez uma linda tabela com Benzema antes de bater no canto esquerdo. Trapp voou e defendeu. Na cobrança do escanteio, o centroavante francês dividiu pelo alto com a zaga e Casemiro escorou para Alaba empurrar ao gol vazio. Benzema e Casemiro ainda assustariam Trapp na reta final do 1º tempo. O segundo parecia próximo.

A sensação se manteve na 2ª etapa. Por mais que o Eintracht se esforçasse, a diferença era gigante. Vini Jr recebeu um cruzamento rasteiro de Mendy e bateu no meio do gol. Trapp defendeu com a perna. O goleiro alemão pegou chute cruzado de Valverde na sequência e contou com a sorte aos 15', Casemiro bateu de canhota no travessão após linda troca de passes entre ele, Modric e Kroos.

Vini Jr voltou a aparecer bem quatro minutos depois. Recebeu um passe em profundidade de Mendy pela esquerda e serviu Benzema na área. O chute do francês não saiu tão preciso, mas Trapp aceitou. A medida que o tempo foi passando, o entrosamento do Real Madrid foi se impondo, assim como o talento, e o jogo ficou mais plástico. Uma boa dimensão do que esse time pode fazer na temporada. O céu é o limite!