Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com Diniz, Fluminense tem aproveitamento de campeão brasileiro

Colunista do UOL

07/08/2022 17h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há pouco mais de três meses no comando do Fluminense, Fernando Diniz fez o 24º jogo dele nesta passagem pelo clube. A vitória por 1x0 sobre o Cuiabá, neste domingo, no Maracanã, foi a 16ª do time no período. Os 73,6% de aproveitamento de pontos até aqui representam exatamente o mesmo percentual do Galo campeão brasileiro de 2021. O que falta para creditarem o Tricolor como um dos candidatos ao título?

Se o assunto for o desempenho, o papo é ainda mas favorável ao Fluminense. Mesmo oscilando nas últimas três partidas, não deixou de ter momentos de predomínio sobre os adversários. O que faz com que coloquem o Corinthians, por exemplo, em prateleira superior ao time carioca na caçada ao líder Palmeiras? Mesmo com menos material humano, o Tricolor joga muito mais que o Timão.

Com as suspensões automáticas de Caio Paulista e André, Fernando Diniz escalou Pineida na lateral-esquerda e Felipe Melo no meio. Manoel voltou ao time. João Lucas e Igor Carius também estavam suspensos pelo Cuiabá. Kelvin Osorio atuou improvisado na ala-esquerda em uma linha de cinco defensores. Daniel Guedes foi o titular pela direita.

Se a proposta de António Oliveira era fazer o Cuiabá jogar no erro do Fluminense com uma marcação mais recuada, viu seus planos frustrados no primeiro minuto de jogo. O Tricolor começou de forma arrasadora. Subiu suas linhas. Matheus Martins roubou de Alan Empereur na saída de bola, Ganso serviu de letra, e Germán Cano marcou de canhota o seu 13º gol no Brasileirão.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Fluminense e Cuiabá iniciaram o duelo válido pela 21ª rodada do Brasileirão 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Tudo conspirava para um massacre dos cariocas. Passaram mais 15 minutos sufocando os cuiabanos, mas sem criar tantas chances reais. Marllon e Joaquim Henrique fizeram boas intervenções, impedindo finalizações e consequentemente gols. Quando o Fluminense reduziu o ritmo, o Dourado respondeu. Adiantou a marcação e começou a causar problemas para o time da casa impor o seu estilo.

O Cuiabá começou a jogar dentro do campo dos anfitriões. Chegou com perigo aos 18'. Felipe Melo errou um passe no meio-campo e Pepê serviu Valdívia na área. Nino salvou. Rodriguinho desviou com perigo uma falta lateral cobrada por Rafael Gava na sequência. Por mais que tenha tido alguns bons momentos no ataque, o Fluminense não produzia chances reais de gol. Não iludia o adversário como costuma fazer.

O time sentia a falta de André no meio-campo. Ele consegue se deslocar para gerar superioridade no setor da bola, como pede Diniz, com mais desenvoltura do que Felipe Melo. Pineida passava bem longe de oferecer a agressividade de Caio Paulista pela esquerda. Ainda errava passes quando tentava verticalizar o jogo. Era uma equipe mais travada por natureza, e isso piorou com a forte e compacta marcação adversária.

Rodriguinho sentiu a coxa e foi sacado no intervalo. André Luís entrou. O jogo seguia a mesma batida perigosa para o Fluminense na 2ª etapa. Cano chegou a ter boa chance, mas dominou mal e não conseguiu finalizar bem. O Cuiabá respondeu em bom contragolpe pela esquerda. Diniz sacou Ganso, Felipe Melo e Pineida. Nathan, Martinelli e Cris Silva entraram. O time ganhou agressividade e voltou a criar.

02 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Cano comemora o 30º gol em 50 jogos na temporada
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Cris Silva obrigou Walter a fazer duas ótimas defesas em contra-ataques rápidos. O lateral acrescentou velocidade e qualidade nas chegadas ao ataque, e Martinelli foi mais efetivo na articulação das jogadas. Os riscos de sofrer o empate diminuíram e o segundo quase foi marcado por Nino e Manoel em cabeçadas certeiras. Walter foi bem mais uma vez. Cano também perdeu boa chance ao tentar driblar o goleiro.

O Fluminense terá mais uma semana livre de treinamentos e de preparação antes de encarar o Internacional, no Beira-Rio, no próximo domingo. Período ideal para retomar o melhor nível da equipe. O Cuiabá perdeu quatro dos últimos cinco jogos e segue na zona de rebaixamento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL