Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Unificação dos artilheiros mudaria o patamar do São Paulo

Colunista do UOL

03/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A situação já foi pior, mas o São Paulo segue com desfalques importantes para os decisivos jogos de Copa Sul-Americana e Copa do Brasil nas próximas semanas. Ainda há a necessidade de recuperação no Brasileirão. Em meio a tudo isso, o técnico Rogério Ceni vem encontrando motivos para sorrir e ter esperança. Luciano voltou a subir de produção e, se Calleri retomar a média de gols que tinha, o Tricolor ganha muito poder de decisão.

Não que o argentino esteja jogando mal, mas fez apenas dois gols nos últimos 13 jogos. Frequência artilheira muito mais baixa em relação ao que mostrou até o início de junho, período em que balançou as redes 17 vezes em 29 partidas. A principal característica dele é o posicionamento na área, a imposição contra os zagueiros, e a finalização. Um 9 típico!

Vem sendo importante de outras maneiras. Ganha duelos de ligação direta pelo alto para que o time se estabeleça no ataque. Se mexe entre os defensores e aumenta o volume ofensivo da equipe. Tem participado com bons pivôs em jogadas mais elaboradas. Mas retomar o faro de gol neste momento pode colocar o São Paulo num nível ainda não alcançado nesta temporada.

Isso porque o seu companheiro de ataque emendou uma sequência impressionante. Luciano fazia um 2022 muito discreto até o final de junho. Foi inclusive reserva em partidas importantes, passou por lesões, e tinha marcado apenas cinco tentos em 26 jogos. Virou a chave no 4 a 2 que o São Paulo enfiou na Universidad Católica, no dia de 30 de junho. De lá pra cá tem a média de um gol por jogo, sem contar as duas assistências que deu.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Luciano e Calleri em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Agora imagine juntar o Calleri do primeiro semestre com o Luciano pós-junho? Além da capacidade de balançar as redes, têm características complementares. Enquanto o segundo gosta de circular pela intermediária, flutuar nas costas dos volantes e encostar nos dois lados do campo para tabelas e triangulações, o primeiro é um homem de área, como já citado no texto.

Ceni tem utilizado os dois como uma dupla de fato em diversos jogos. Seja no 4-4-2 com losango no meio e ambos na frente, ou no 3-5-2, com Luciano retornando um pouco mais para articular ao lado dos meias.

Se o Tricolor vai conseguir vencer uma, ou até mesmo as duas ''Copas'' em que está envolvido, e subir na tabela do Brasileirão, não se sabe. A certeza é que se o apreço pelo gol bater ao mesmo tempo em Luciano e Calleri, as possibilidades de conquista e dias mais felizes aumentam consideravelmente.