Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Landazuri, Pineida e Atuesta, as novidades do futebol brasileiro

Colunista do UOL

15/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O poderio financeiro do futebol brasileiro em relação aos rivais sul-americanos tem trazido cada vez mais destaques do continente para atuar por aqui. Nesta semana, mais três nomes vindos de fora fecharam contrato. Os laterais equatorianos Landazuri e Pineida jogarão no Fortaleza e no Fluminense. Já o bicampeão da Libertadores Palmeiras trouxe o zagueiro chileno Huerta e o meio-campista colombiano Atuesta, mas só o segundo foi aprovado nos exames médicos. Confira o que cada um deles pode acrescentar.

Landazuri

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os números de Landazuri em 2021
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de alguns jogadores que fizeram o mesmo caminho, Landazuri é mais um a deixar o ótimo projeto do Independiente del Valle para desembarcar no futebol brasileiro. A importante academia de formação equatoriana nos últimos anos produziu um defensor com capacidade para jogar em diferentes funções na última linha.

Destro como pé dominante, o atleta de 24 anos atua preferencialmente no lado direito. Foi titular em 21 dos 30 jogos disputados pelo clube do Equador na temporada 2021. Acabou perdendo espaço para o jovem Hurtado nas finais do campeonato local e entrou nos dois últimos jogos como lateral-esquerdo, posição em que pode ser utilizado, já que Vojvoda tem o costume de improvisar.

Estreou como profissional em 2015, com apenas 18 anos, e se profissionalizou no ano seguinte. Sua melhor temporada no clube aconteceu em 2019. Quando conquistou a Copa Sul-Americana como titular. Tem no currículo os dois principais títulos da história do Del Valle. A conquista do Campeonato Equatoriano há quatro dias é a outra.

Pensando na estrutura do time do Fortaleza com três zagueiros, sendo um deles Tinga, com mais liberdade para atacar pela direita, Landazuri pode ser um reserva confiável nesta função, algo que faltou ao plantel em 2021. Fez esse mesmo papel no time equatoriano em alguns momentos.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Landazuri servindo um companheiro em profundidade. Encaixa bons passes desta forma
Imagem: Rodrigo Coutinho

A outra hipótese é jogar mesmo na ala-direita. Tem características diferentes as de Yago Pikachu. O camisa 22 tem total liberdade para entrar em diagonal para a área e para o meio do campo. Landazuri já é um lateral mais fixo no corredor. Jogando pela esquerda, tenta repetir essa lógica, apesar de não ser canhoto.

Possui capacidade de passes longos em profundidade, inversões de lado, e cruzamentos da intermediária, jogadas bastante repetidas pelo time de Vojvoda. Tem força física e velocidade mediana, o que faz com que chegue ao fundo com frequência, local em que costuma tomar boas decisões. Não é exatamente um ''lateral construtor'', que articula mais as jogadas, ou um ''lateral de corredor'', que faz vários ''sprints'' pela linha lateral. Consegue ser um misto dos dois.

Será a primeira vez que deixará o Equador, o que pode pesar contra se analisarmos a dificuldade de adaptação que os atletas do país costumam ter fora de lá. Marca forte e tem boa leitura para antecipar alguns lances, mas peca no posicionamento defensivo em diversos momentos, principalmente atuando como zagueiro e protegendo a área em transições defensivas.

Pineida

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os números de Mario Pineida em 2021
Imagem: Rodrigo Coutinho

Outro atleta revelado pelo Independiente del Valle é o lateral Mario Pineida. Ele se destacou nos últimos anos com a camisa do Barcelona de Guayaquil, enfrentou o Flamengo na última semifinal de Libertadores e o próprio Fluminense nas quartas, clube que o contratou por empréstimo. Chamou a atenção pela força no apoio. Destro, joga preferencialmente pela esquerda, mas também pode atuar na lateral-direita.

2021 marcou a sexta temporada de Pineida nos ''Toreros'', e ele foi titular em quase todos os momentos. Voltou recentemente a ser convocado para a seleção equatoriana. Fez uma partida na Copa América ocorrida em meados deste ano e ficou no banco na mesma competição em 2015. Na base da ''Tricolor'' foi titular no Sul-Americano e no Mundial Sub-20 de 2011, quando os equatorianos caíram nas oitavas de final para a França de Griezmann.

Aos 29 anos, possui mais rodagem profissional em relação a outros jogadores que vieram do Equador para o Brasil recentemente, o que pode acelerar sua adaptação. Participou de algumas edições de Libertadores, estava no time do Barcelona que eliminou o Palmeiras em 2017, e ganhou um campeonato nacional pelo clube em 2020.

Antes de mudar de clube no Equador, Pineida foi uma das revelações do início da década passada no Independiente del Valle, clube que mais projetou jogadores nos últimos dez anos no país. Fez duas temporadas como titular. Se profissionalizou em 2013. Mesmo não sendo um jogador tão rápido, compensa com muita agressividade e verticalidade. Mostra ímpeto nas ações ofensivas.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O corte da esquerda pro meio e a bola alçada na área. Jogada característica de Pineida
Imagem: Rodrigo Coutinho

Uma jogada forte que costuma apresentar é receber pelo lado esquerdo do campo e trazer para o meio visando o chute ou cruzamento em curva na direção do gol. Pega firme na bola! Outra característica é a precisão nos passes longos, principalmente em profundidade por trás da defesa rival. Tem boa leitura neste tipo de jogada.

Quando joga como lateral-direito, usa bastante o corredor externo do campo, perto da linha extrema. Como lateral-esquerdo, costuma dar apoio pela meia, deixando o ponta do setor mais aberto muitas vezes. A exemplo de Landazuri, não pode ser considerado um ''lateral construtor'' especificamente. Seu futebol é baseado na chegada forte ao ataque, ultrapassa muitas vezes pelo meio para receber em profundidade quando joga pela esquerda.

Sua relação com a bola não é tão refinada, tem alguma dificuldade para controlá-la em conduções em velocidade. A capacidade de escolha da melhor jogada em espaços curtos também não é de alto nível. Oscila bastante na parte defensiva. Vai bem em transições ofensivas, algo que o Fluminense fez de forma competente nas duas últimas temporadas, e deve seguir apostando com Abel Braga no comando

Atuesta

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os números de Atuesta em 2021
Imagem: Rodrigo Coutinho

Dos quatro reforços abordados neste texto, Eduard Atuesta é sem dúvidas o mais talentoso e o que mais tem projeção de crescimento. O colombiano de 24 anos é um meio-campista criativo e refinado tecnicamente. Joga quase sempre iniciando os ataques com seus passes de qualidade, e com 19 anos já era profissional do Independiente Medellin.

Jogou um Sul-Americano Sub-20 pela Colômbia em 2017, e certamente ali chamou a atenção do Los Angeles FC, clube que defendeu nas últimas quatro temporadas na MLS. Em 2021 esteve entre os 15 jogadores que mais trocaram passes na liga norte-americana, o que dá boa mostra de como se comporta em campo.

2016 foi ano de sua estreia nos profissionais do Independiente Medellín. Na temporada seguinte, já mais adaptado e de volta do Sul-Americano Sub-20, ganhou a posição de titular no ''Poderoso da Montanha''. Fez boa parceria com Juan Quitero no meio-campo da equipe e o Independiente foi vice da Copa da Colômbia para o Junior Barranquilla.

Em 2018 fez apenas um jogo no clube formador e acabou negociado com os Estados Unidos. Oscilou entre o banco de reservas e o time titular na primeira temporada fora de seu país. Já em 2019 se transformou em uma das peças fundamentais da equipe que fora vice-campeã norte-americana. Chegou a marcar um gol na final e deu oito assistências na temporada.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Atuesta por trás da linha da bola e servindo os companheiros em profundidade, uma constante no seu jogo
Imagem: Rodrigo Coutinho

No ano seguinte foi atrapalhado por algumas lesões, mesmo assim manteve-se com um dos pilares do time que chegou nas quartas de final da MLS e foi vice da ''ConcaChampions''. Expulso na semifinal, ele não participou desta decisão. Na derradeira temporada com a camisa dos Los Angeles FC voltou a contribuir bastante com assistências e mais dois gols, mas a franquia não se classificou para a fase final.

Atuesta é um volante de construção. Cabeça em pé, elegância ao bater na bola, qualidade nos passes curtos e longos, e nas bolas paradas. Numa época de mais espaço em campo, certamente seria um ''10'', mas recuou alguns metros para qualificar os ataques e jogar de maneira mais confortável. Possui boa dinâmica de movimentação para gerar linhas de passe, se livrar de pressões com dribles curtos, e fazer a bola andar com velocidade e verticalidade.

Com o time já estabelecido no campo de ataque, atua por trás da linha da bola e encaixa passes em profundidade para a finalização dos companheiros. Faz poucas infiltrações na área e não possui muita imposição física. É nitidamente um movimento do Palmeiras no sentido de ter mais protagonismo com a bola. Tem futebol para gerir o meio-campo alviverde. Não o vejo como reserva.