Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Tudo sobre a 32ª Rodada do Brasileirão

Colunista do UOL

15/11/2021 17h49Atualizada em 15/11/2021 20h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na rodada de ''folga'' do líder Atlético Mineiro, o grande destaque foi o Flamengo. Depois de algumas jornadas atuando mal e afetando a confiança de sua torcida para a final da Libertadores, o rubro-negro passeou em cima de um apático São Paulo em pleno Morumbi. O Palmeiras, que vinha em ótima sequência, jogou mal contra o Fluminense. Corinthians e Red Bull Bragantino são outros destaques do final de semana. Confira tudo abaixo!

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 32ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Dragão chegou mais perto de vencer do que o Peixe
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo condicionado pela forte chuva que caiu na tarde de sábado, em Goiânia, e afetou a drenagem do gramado. O campo só deixou de ficar enxarcado na 2ª etapa, mas já estava bastante irregular pelos ''tufos'' de grama levantados. O Atlético esteve melhor. Possui um time mais forte fisicamente, e a partida foi repleta de duelos desta natureza no meio-campo após as ligações diretas. Longas trocas de passe foram quase que inviáveis. O Dragão teve uma grande chance com André Luís, mas Kaiky salvou em cima da linha.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Coelho bateu o Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

O América foi um time mais equilibrado mentalmente e preciso no ataque, mas o resultado acabou sendo um pouco exagerado pela história do jogo. O Grêmio, mesmo com diversos problemas e oscilações ao longo dos 90 minutos, produziu mais ofensivamente que o Coelho e teve um pênalti não marcado a seu favor ainda no 1º tempo, quando o jogo estava 1x0 para os mineiros. Em termos de organização e consciência do que fazer em campo, o América esteve melhor. Mais um belo jogo de Ademir. Ferreira se destacou pelo Grêmio.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Colorado sobre o Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Bom nível no duelo entre colorados e rubro-negros no Beira-Rio. Alta intensidade e cenários diferentes ao longo da partida que terminou com a justa vitória do Internacional, mas quem começou melhor foi o Athletico. O time de Alberto Valentim optou por tentar se instalar no campo de ataque com frequência e conseguiu boas jogadas. Abriu o placar com Terans, mas levou o empate na sequência. Edenílson foi o grande nome do duelo! O Inter marcou forte e acelerou com organização ao retomar as bolas, seja no campo de defesa ou no ataque.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Massa Bruta contra o Leão do Pici
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de três rodadas distante de seu melhor futebol, o Red Bull Bragantino retomou o bom desempenho a uma semana da grande decisão da Copa Sul-Americana. Teve um início avassalador diante do Fortaleza e já vencia por 2x0 antes dos 15 minutos. Marcou forte no campo de ataque e colocou em prática a sua já conhecida fluência ofensiva. Depois recuou e administrou o desgaste diante de um Leão pouco criativo e passivo defensivamente. Artur ainda marcou de pênalti para ampliar o placar. Helinho foi muito bem!

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Jogo pegado e de bom nível em Itaquera
Imagem: Rodrigo Coutinho

Belo jogo na noite de sábado na Neo Química Arena! Um dos melhores das últimas rodadas. O Corinthians foi superior. Teve Renato Augusto de volta ao meio-campo e novamente jogando bem. Roger Guedes decisivo e vários atletas em bom nível. O Cuiabá, porém, vendeu caro a derrota. Também mostrou organização e soube se comportar em diferentes cenários. Fez inclusive uma marcação forte e bem coordenada na saída de bola corintiana no 1º tempo. O Timão foi intenso em grande parte dos 90 minutos e criou mais.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o passeio do Flamengo no Morumbi
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um verdadeiro atropelo do Flamengo no São Paulo em pleno Morumbi. A diferença comportamental entre as equipes nos primeiros dez minutos foi gritante. Enquanto o rubro-negro entrou ligado e intenso, o Tricolor foi passivo e já perdia por 2x0 no período, além de ter Calleri expulso por entrada criminosa em David Luiz. No restante da partida o time da Gávea manteve a agressividade e chegou a uma goleada justa. A equipe paulista até conseguiu levar algum perigo no início do 2º tempo, mas seguiu exposta defensivamente.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Tricolor bateu o Verdão de virada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo em que cada equipe foi superior em uma etapa. O Palmeiras começou melhor. Trabalhou bem a bola, apesar do péssimo gramado do Maracanã, e conseguiu abrir o placar com um golaço de Dudu. Ainda neutralizou os contra-ataques tricolores. Mesmo lutando bastante, o Fluminense foi inoperante na 1ª etapa. Depois do intervalo, contou com Lucca e Gabriel Teixeira elevando a agressividade do time no ataque, e viu o Palmeiras perder muita intensidade. Empatou logo nos primeiros segundos e virou no fim com Yago Felipe.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detahes do bom jogo no Castelão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Muita intensidade e um jogo marcado pela incapacidade do Sport em transformar em gols as chances que criou. Mesmo fora de casa, o Leão foi mais produtivo que o Ceará durante os 90 minutos, e João Ricardo foi um dos grandes responsáveis pela vitória do Vozão. O time da casa foi perigoso em contra-ataques rápidos, ou ao acelerar após ganhar as ''segundas bolas'' provenientes de ligações diretas. Os pernambucanos mostraram mais padrão para circular a bola no campo adversário, mas também criaram em contragolpes.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Juventude bateu a Chape na Arena Condá
Imagem: Rodrigo Coutinho

A concentração e a agressividade que o Juventude iniciou o jogo foram determinantes para uma vitória tranquila diante da rebaixada Chapecoense. O primeiro gol saiu com um minuto, e o segundo veio na metade da 1ª etapa. Na sequência, o time de Jair Ventura administrou a vantagem ao recuar o bloco de marcação e proteger bem a sua área, alternando algumas saídas em velocidade para gerar perigo, e momentos de valorização da posse de bola. A Chape circulou bem, trocou passes com rapidez, mas criou muito pouco.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 32ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apenas uma mudança na equipe em relação a rodada passada. Mesmo sem entrar em campo, Daniel recupera a vaga no gol. Contou com uma atuação ruim de Keiller diante do Juventude e está um décimo na frente de Cleiton, do Red Bull Bragantino. Edenilson e Andreas Pereira foram atletas que aumentaram suas médias nesta rodada.