Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Vini Jr sem chances é desconexão de Tite com o futuro da Seleção

Colunista do UOL

29/10/2021 12h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogador jovem brasileiro com maior potencial de crescimento da nova geração é destaque em um dos maiores clubes do Mundo, mas não recebe oportunidades na Seleção. Para usar uma expressão em evidência nas redes sociais: o texto de hoje ''é sobre isso''! Não há justificativas plausíveis para a ausência de Vinícius Junior na lista de convocados anunciada por Tite nesta sexta-feira.

O grupo de jogadores que enfrentará Colômbia e Argentina na primeira quinzena de novembro tem ainda o retorno de Philippe Coutinho à Seleção. Mesmo longe de seu melhor momento, é compreensível a tentativa de recuperação com o talentoso meia do Barcelona. Bruno Guimarães ter ficado de fora também é outro ponto de debate e possível injustiça, mas a questão de Vinícius Junior é imperativa desta vez.

Que o atacante revelado na base do Flamengo não apresentou rendimento satisfatório nas últimas vezes que jogou pela Seleção é nítido, mas é necessário entender em que contexto ele deixou de dar as respostas. Só foi titular em um dos seis jogos em que foi utilizado no time de Tite. E justamente na partida contra o Chile. Quando atuou basicamente como um ''ala-esquerdo'' em boa parte dos minutos.

Acompanhava os avanços de Isla e fechava uma linha de cinco defensiva em diversos momentos. Totalmente longe do que pode acrescentar, principalmente pelo fato do Brasil ter tido pouco a bola no 1º tempo e não realizar desarmes com frequência para acionar o ponta em contra-ataques. Foi sacado no intervalo.

01 - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Vini Jr durante treino da seleção brasileira na Granja Comary
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Antes disso havia somado 81 minutos como atleta saído do banco em cinco jogos, o primeiro deles ainda em novembro de 2019. Depois da partida contra o Chile foi utilizado por 27 minutos, novamente iniciando como reserva, diante da Venezuela, em outubro. Não teve destaque em nenhum desses momentos, mas será que tais oportunidades atendiam àquilo que ele pode oferecer?

Entender que Vini Jr não será um titular da Seleção neste momento é natural pelo melhor momento de outros atletas na equipe e pela parte tática. Em vários jogos, Tite não usa o ponta pela esquerda mais fixo no setor, como o jovem atleta prefere atuar. Ele pede a flutuação para o meio e o posicionamento nas costas dos volantes rivais, algo que Vini tem dificuldades de fazer, mas porque não ter um jogador com esse potencial para ser uma ferramenta de transformação tática nas partidas?

A disputa de Vinícius Jr não é especificamente com Raphinha e Antony. Por mais que o segundo tenha entrado na função que o ex-jogador do Flamengo gosta de atuar recentemente, há, no meu modo de ver, uma diferença considerável entre o ''teto'' de cada um na carreira. O nível que podem alcançar daqui a alguns anos. Antony é excelente. Merece chances na Seleção. Mas Vini tem potencial para se tornar uma referência técnica do time no próximo ciclo de Copa do Mundo.

Motivar esse desenvolvimento é função do técnico da Seleção. Dar oportunidades, ambientar, e fazê-lo crescer no aspecto defensivo também. Algo que certamente também influenciou nessa escolha. Cuidar bem de Vinícius Junior é um ato de responsabilidade com o futuro próximo do futebol brasileiro.

Não é mimar ou oferecer regalias, como já foi feito com alguns nomes, é simplesmente dar espaço e confiança. A própria atitude dele em campo nos últimos jogos da Seleção reflete isso. Nitidamente sabe que o treinador não confia em seu futebol, o que tira a confiança e o ímpeto em muitos atletas. Tite precisa ter mais atenção com isso. Desperdiçar talentos não é inteligente.