Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Hulk segue decisivo e Galo abre vantagem no Ranking de Desempenho

Colunista do UOL

12/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A principal marca da 25ª rodada do Brasileirão 2021 foi mais uma atuação de gala do melhor jogador do campeonato. Hulk fez dois gols e resolveu um jogo que vinha sendo difícil contra o Ceará. De quebra assumiu a artilharia compartilhada da competição. Essa dobradinha, artilharia e melhor jogador, costuma gerar o título. Os próximos dois meses vão dizer se isso se manterá, mas o Galo abriu distância no Ranking de Desempenho e segue no caminho para quebrar um tabu de 50 anos.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 25ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Leão sobre o Timão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Em um dos jogos de abertura da rodada, venceu a equipe que foi mais agressiva na Arena Pernambuco. Mesmo ficando menos com a bola em relação ao Corinthians, o Sport foi um time mais efetivo no ataque. Marcou o gol na reta final do 2º tempo, quando as coisas já estavam um pouco mais equilibradas, mas criou bastante na 1ª etapa, seja em contra-ataques ou em fase ofensiva. O Timão foi uma equipe pouco intensa. Parecia com o freio de mão puxado o tempo inteiro, bem diferente dos últimos jogos que fez.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de mais uma vitória do Galo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Atlético e Ceará fizeram um 1º tempo muito pegado e nervoso. Repleto de paralisações e polêmicas com a arbitragem, mas com duas equipes intensas e com estratégias diferentes. O Galo teve a bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio cearense. Compensou com reações rápidas ao perder a posse e marcação forte. Teve em Hulk uma figura decisiva mais uma vez e foi para o intervalo vencendo por dois gols de diferença. O Vozão precisou se abrir no 2º tempo, até descontou nos acréscimos, mas Diego Costa já havia marcado antes.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate no Maracanã
Imagem: Rodrigo Coutinho

Fluminense e Atlético Goianiense fizeram um duelo de poucas oportunidades. O Dragão foi superior na 1ª etapa, obrigou Marcos Felipe a fazer duas grandes defesas e levou perigo em alguns contra-ataques no 2º tempo. Foi um time mais equilibrado ao longo dos 90 minutos. Já o Fluminense fez o contrário. Esperou o adversário tomar a iniciativa antes do intervalo, mas não conseguiu colocar em prática seu jogo de contragolpes. Nos 45 minutos finais teve a bola e sofreu para produzir. Acabou levando perigo na base do ''abafa'' no fim do jogo.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Flamengo venceu o Fortaleza no Castelão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Resultado desproporcional com a história do jogo no Castelão. Não que o Flamengo não tenha merecido vencer. Jogou melhor que o Fortaleza e teve o mérito de aproveitar três chances em seis minutos no início do 2º tempo. A partida, porém, decepcionou. Mesmo com o time quase todo reserva, era possível o rubro-negro apresentar um futebol mais envolvente. O Leão do Pici novamente decepcionou a sua torcida. É a segunda goleada seguida sofrida em casa. O time melhorou um pouco a partir dos 30 minutos do 1º tempo, mas foi muito irregular.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Bahia venceu o Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Bahia foi um time extremamente concentrado diante do Athletico, em Curitiba, e voltou para Salvador com a merecida vitória. Na estreia de Guto Ferreira, o Tricolor mostrou organização para adiantar ou recuar o bloco de marcação, causando sempre problemas para o Furacão impor sua qualidade com a bola. A equipe da casa se apresentou de maneira apática na 1ª etapa. Melhorou depois do intervalo, poderia até ter feito ao menos um gol na reta final, mas pagou o preço pelo início totalmente relaxado.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Jogaço no Allianz Parque
Imagem: Rodrigo Coutinho

Bela partida de futebol na noite de sábado no Allianz Parque. Palmeiras e Red Bull Bragantino fizeram um jogo aberto, com alternância de domínio das ações e mais precisão por parte do time do interior paulista. O Massa Bruta chegou a abrir 3x0 na 1ª etapa. Se aproveitou de um jogo frágil defensivamente feito pelo Palmeiras. Artur teve uma grande atuação, assim como Cuello. O Verdão foi muito mais agressivo do que costuma ser. Tomou a iniciativa de atacar e até teve uma boa produção ofensiva na 1ª etapa. Faltou finalizar melhor e se equilibrar.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Confira os detalhes do empate na serra gaúcha
Imagem: Rodrigo Coutinho

Muita briga e intensidade em campo. O jogo mudou de mão algumas vezes. O Coelho começou melhor. Marcando forte a partir do meio-campo e acelerando na sequência, também se estabelecendo no ataque com a posse. Abriu o placar, se retraiu, e viu o time da casa crescer. O Juventude produziu para fazer até mais de um gol, mas foi para o intervalo com um empate. Na 2ª etapa, metade do tempo pertenceu a cada equipe. Os anfitriões iniciaram bem, mas não produziram tanto. Os mineiros retomaram o controle e quase venceram no fim.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Colorado atropelou a Chape
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Inter perdeu a oportunidade de construir um resultado histórico no Beira-Rio. Fez um 1º tempo impecável! Intenso e concentrado. Forte para pressionar a bola e acelerar nos contra-ataques, se impondo em fase ofensiva, e tendo Yuri Alberto em uma manhã perfeita. Maurício, Taison, Patrick e Cuesta foram outros destaques. No 2º tempo, já bem modificado pelas substituições, se desorganizou e a Chapecoense conseguiu diminuir. Chegou perto de marcar o terceiro gol no fim, mas a impressão deixada pelos catarinenses na 1ª etapa foi negativa.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o nervoso confronto na Vila Belmiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo nervoso e de muita intensidade na Vila Belmiro. O Grêmio jogou duro e usou as faltas como artifício para frear o ímpeto do Santos durante boa parte do tempo. O Tricolor sofreu bastante nos primeiros 15 minutos de cada etapa, mas depois conseguiu amenizar as coisas e levou perigo em alguns contragolpes. O Peixe, porém, produziu mais. Esbarrou na excelente atuação do goleiro Brenno na etapa inicial e na própria intranquilidade. No fim, conseguiu o gol da vitória na base da pressão. Placar justo com quem quis jogar futebol.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate sem gols na Arena Pantanal
Imagem: Rodrigo Coutinho

A equipe mais perigosa do último jogo da 25ª rodada foi o Cuiabá. Adotou uma estratégia mais bem elaborada e nítida que a do São Paulo. Foi agressivo nos minutos iniciais e teve uma boa pressão pós-perda. Na sequência recuou o bloco de marcação e causou danos nos contra-ataques. Faltou finalizar melhor. Tiago Volpi, vilão em outros momentos, mais uma vez salvou o Tricolor de uma derrota no Brasileirão. O São Paulo oscilou bastante fisicamente, teve dificuldades para furar o bloqueio cuiabano, e fez transições defensivas irregulares.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos. Em função disso, Gabigol ainda não consegue integrar o selecionado.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 25ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Novamente apenas uma mudança na equipe em relação à última rodada. Yago Pikachu, que liderava entre os laterais-direitos há mais de dez jornadas, foi ultrapassado por Aderlan, do Red Bull Bragatino, que teve boa atuação contra o Palmeiras. Já o ala-direito do Fortaleza não fez um bom jogo contra o Flamengo. Destaque para a subida na média de Artur. Recebeu uma nota 8 contra o Palmeiras e é o segundo melhor jogador do Brasileirão 2021, só atrás de Hulk.