Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: O top-10 de cada posição do Brasileirão 2021 até a 24ª rodada

Colunista do UOL

09/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Campeonato Brasileiro se aproxima de dois terços completados, e é hora de darmos mais uma atualizada nos melhores por posição. Você tem acompanhado aqui, na coluna, ao fim de cada rodada, o Ranking de Desempenho da competição e a seleção, além de análises dos pontos fortes e fracos de cada uma das 20 equipes, bem como as escalações e esquemas táticos adotados nas partidas.

A cada jogo atribuo notas de 0 a 10 aos atletas, e a média dessas notas forma um ranking das posições. Os melhores integram a seleção do Brasileirão 2021. Vale lembrar que para estar nas listas, é necessário ter ao menos 40% de participação nas 24 rodadas da competição.

Goleiros

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os melhores goleiros do Brasileirão até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Daniel é o líder há quatro rodadas. Vem fazendo um campeonato seguro. É um goleiro discreto, de ótimo posicionamento e comportamento conservador embaixo da trave. Dificilmente o veremos envolvido em saídas mais arrojadas ou espalhafatosas. Sua melhor atuação aconteceu na 15ª rodada. Uma nota 7 contra o Flamengo. Se destacou também diante do Fortaleza, no Beira-Rio, Bahia, também em Porto Alegre, e no empate contra o Ceará no Castelão.

Cleiton, do Red Bull Bragantino, é o segundo colocado. Matheus Cavichioli fecha o ''pódio'' nesse momento com a bela competição que faz. Richard, Cássio e Fernando Miguel, que liderou o ranking por diversas rodadas, vêm logo atrás. Jaílson é o 7º. Sempre que entra acrescenta e não compromete. Tiago Volpi foi mal em jogos de Copa do Brasil e Libertadores, mas no Brasileirão manteve uma boa regularidade. Maílson e Walter fecham o G10.

Laterais-Direitos

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores laterais-direitos do Brasileirão até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Brasileirão vai chegando na sua reta final e quem apostou numa queda de produção de Pikachu se enganou. Ele segue encabeçando o ranking entre os laterais. Joga como ala no Fortaleza, função mais próxima de um lateral, por isso disputa nesta posição. Sua melhor atuação aconteceu na 1ª rodada, contra o Atlético-MG, mas foi destaque também diante de Internacional, Fluminense, Chapecoense, América Mineiro e Palmeiras.

Aderlan, do Red Bull Bragantino, chegou a liderar por duas rodadas, e segue na disputa, seguido de perto por Mariano e Fágner, que são nomes fortes não param de crescer na competição. Isla, Vanderson e Patric vêm um pouco atrás, seguidos por Nino Paraíba, Calegari e Guga. Esses últimos dois foram reservas em várias rodadas, mas sempre que entraram foram bem.

Zagueiros

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores zagueiros do Brasileirão 2021 até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Nathan Silva falhou na semifinal da Libertadores, mas o Brasileirão que faz é basicamente impecável. Fez sete rodadas pelo Atlético-GO e foi requisitado de volta pelo Atlético-MG, clube que detém seus direitos. Não teve nenhuma atuação ruim até aqui na competição. Seu companheiro de zaga, Junior Alonso, vem um pouco atrás, e trava uma disputa muito forte com concorrentes interessantes.

Tinga, do Fortaleza, fazendo um belo campeonato como zagueiro, está na cola, e Rodrigo Caio vai crescendo bastante à medida que ganha ritmo de jogo. O jovem Gabriel Lacerda, reserva do Ceará, se mantém na 5ª posição pelo excelente desempenho em todas as vezes que foi requisitado. Olho nele! Nino, Léo Ortiz, a dupla de zaga corintiana, e Luiz Otávio, do Bahia, fecham a lista de alto nível.

Laterais-Esquerdos

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores laterais-esquerdos do Brasileirão até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Ele demorou a engrenar e ganhar sequência de jogos. Passou boa parte do 1º turno com a Seleção Olímpica, em Tóquio, onde ganhou a medalha de ouro, mas desde que esteve em campo com mais frequência Guilherme Arana desbancou Lucas Crispim. O meia de origem, atua como ala-esquerdo do Fortaleza, e mostra rodada após rodada que pode brigar com Arana. A melhor atuação do lateral do Galo aconteceu na 15ª jornada, contra o Juventude.

Welington, do São Paulo, fecha o ''pódio'' e deixa pra trás seu companheiro de clube, Reinaldo, numa disputa que também é interna no Tricolor. Chama a atenção a ''nota baixa de corte'' para integrar a lista. De uma forma geral os laterais-esquerdos do Brasileirão estão devendo. Fabio Santos começou muito bem, mas caiu de produção. Filipe Luís oscilou bastante e agora vem retomando o bom nível. Bruno Pacheco é outro que vem crescendo.

Volantes

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores volantes do Brasileirão 2021 até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Edenílson é disparado o melhor volante do Brasileirão 2021. Por mais que tenha atuado como meia nos últimos jogos, fez a função de segundo homem de meio-campo mais vezes. Se continuar jogando mais avançado, pode passar a disputar com os meias ofensivos. Faz uma competição estupenda! É simplesmente um dos artilheiros da competição. Marca gols, dá assistências, e cria muitas jogadas de perigo. Só jogou menos que Hulk até aqui.

Lucas Evangelista é o segundo colocado. Está fora por lesão desde a 17ª rodada e pouca gente percebeu o excelente 1º turno que fez. Fundamental para o Red Bull Bragantino. Ele precisa abrir o olho. Willian Arão, Éderson, André e Fernando Sobral fazem um grande campeonato e vão lutar. Juninho Valoura hoje amarga o banco do América, mas teve um ótimo período no 1º turno e está na lista. Olho também em Marlon Freitas, outro que está lesionado.

Meias

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores meias do Brasileirão até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Domínio gringo entre os meias. Arrascaeta, mesmo às voltas com convocações e lesões musculares, tem a cota mínima de jogos e lidera com certa folga. Possui a quarta melhor média de notas da competição. Nacho Fernandez caiu bastante de produção no último mês, mas segue em segundo, é vigiado de perto por Gustavo Scarpa, que mesmo recebendo poucas chances mais recentemente no Palmeiras, se impõe pelo excelente início de campeonato.

João Paulo é o melhor jogador do Atlético-GO e se coloca na disputa. Assim como Nikão e Everton Ribeiro, que vão crescendo à medida que o campeonato se aproxima do final. Raphael Veiga vem logo atrás. Renato Augusto ainda não possui a cota mínima de jogos, mas logo fará companhia a seu companheiro Giuliano na lista. Destaque para a coroação da bela competição de Guilherme Castilho.

Atacantes

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores atacantes do Brasileirão até a 24ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Hulk segue sendo o melhor jogador do campeonato e sobra entre os atacantes! Mas tem dois concorrentes de peso que ainda não alcançaram o mínimo de jogos. Gabigol e Roger Guedes! O jogador do Flamengo tem 6,19 de média e o do Corinthians 6,25. O primeiro fez oito jogos na competição e o segundo apenas seis. Vão disputar um lugar no ataque e consequentemente no topo entre todos os atletas do Brasileirão. A briga será muito boa!

Artur e Savarino travam um duelo logo abaixo. O atleta do Red Bull Bragantino faz a melhor temporada da sua carreira. E o do Galo é extremamente decisivo em jogos grandes. Foi o melhor em campo contra Flamengo e Palmeiras. Se conseguir se livrar das lesões, vai brigar forte. Bruno Henrique é decisivo, mas precisa ter mais regularidade para entrar de vez na briga.