Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Drible é com o Rick! O mais habilidoso do Brasileirão

Rick Jonathan comemora após marcar pelo Ceará diante do Grêmio na primeira rodada do Brasileirão - Kely Pereira/AGIF
Rick Jonathan comemora após marcar pelo Ceará diante do Grêmio na primeira rodada do Brasileirão Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colunista do UOL

12/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ceará evidenciou o seu viés de crescimento ao contratar diversos bons jogadores para a temporada 2021. A grande maioria totalmente alinhados ao que se buscava com Guto Ferreira, agora ex-treinador do clube. Melhorou o elenco sem gastar tanto. Um atleta revelado na base do Vozão, porém, ganhou espaço nos últimos meses e se revela o melhor driblador do Brasileirão 2021. É hora de conhecer um pouco mais o futebol do habilidoso Rick.

Natural de São Luís, no Maranhão, o ponta chegou ao clube alvinegro para o sub-20 e jogou na equipe de transição já em 2018. Na temporada seguinte, recebeu sua primeira oportunidade no elenco principal na Copa do Nordeste e estreou dando uma assistência na goleada de 5x0 sobre o Sampaio Corrêa. Lisca era o técnico. Fez mais quatro jogos nos profissionais até o final de 2019.

A afirmação no elenco veio em 2020/2021, com Guto Ferreira. Foram 19 jogos, três gols e uma assistência na temporada passada, que se somam às 26 partidas, cinco tentos e mais uma assistência no ano em curso. Iniciou como titular em cinco dos últimos oito jogos em que entrou em campo. Vai precisar buscar o seu espaço com Tiago Nunes, algo que já havia conquistado com o técnico anterior, mas já traz um legado interessante.

É o terceiro jogador que mais arrisca dribles no atual Brasileirão, nove por jogo, mas lidera a eficiência. Acerta 72% deles. É sem dúvidas a sua principal ferramenta para se destacar em campo e causar desequilíbrio nas defesas rivais. É destro, mas joga pelos dois lados com desempenhos bem próximos. Pela esquerda, busca a jogada em direção a área. Pela direita, dá mais profundidade no flanco e serve os companheiros com cruzamentos rasteiros.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Números de Rick em 2021 e no Brasileirão
Imagem: Fonte: Opta

Rick é um atacante de muita velocidade, ideal para ser acionado em contra-ataques ou em situações de inversões rápidas de bola, quando há espaço para que ele coloque em prática suas principais características. Tem algumas dificuldades para tomar decisões corretas em espaços curtos, mas acaba compensando isso com controle de bola e inventividade para sair de tais situações.

Possui um bom passe final, mas pouco potencial para circular nas costas da linha de meio-campo e participar da articulação dos lances. É um homem mais agudo, e pode melhorar também nas finalizações. Isso o fará mais letal e potencializará aquilo que pode oferecer taticamente ao Ceará. Defensivamente cresceu nos últimos dois anos. Ainda pode se aprimorar, mas não compromete quando precisa recuar e marcar forte em seu setor.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Recebendo a bola aberto e buscando a área em jogada individual ou um companheiro para tabelar e receber na frente
Imagem: Rodrigo Coutinho
03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Atacando espaços em velocidade num contra-ataque. Foi desta form que marcou contra o Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Rick vinha superando a concorrência de Mendoza, Airton e Erick nas últimas partidas sob o comando de Guto Ferreira. Se continuará tendo minutos com Tiago Nunes, o jogo deste domingo responderá. O novo comandante do Vozão costuma sempre utilizar um dos pontas com essa característica. Oportunidade para o camisa 37 seguir se desenvolvendo e deixando adversários para trás com sua habilidade.