Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Esquenta a briga no Ranking de Desempenho do Brasileirão

Colunista do UOL

26/07/2021 22h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasileirão 2021 já tem mais de um terço jogado, e a disputa pela ponta do Ranking de Desempenho fica mais acirrada. Apenas quatro estrelas separam os primeiros quatro colocados, e o Flamengo, com dois jogos a menos, já aparece com força, empatado com o Atlético Mineiro na sequência. Fortaleza e Palmeiras seguem numa crescente e o Red Bull Bragantino caiu nas últimas rodadas. O Furacão manteve-se competitivo e também está na briga.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 13ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate entre Grêmio e América Mineiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Grêmio e América fizeram um jogo bem disputado na abertura da rodada. Mesmo fora de casa, o Coelho não titubeou em tomar a iniciativa de se estabelecer no campo do Tricolor, que por sua vez foi perigoso em contra-ataques, principalmente com Vanderson, pela direita. Desta forma abriu o placar e criou para fazer mais. O time mineiro mostrou organização e agressividade com a bola, e acabou chegando ao empate merecidamente. No 2º tempo a partida caiu bastante e seguiu equilibrada. Igualdade justa!

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Palmeiras sobre o Fluminense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo truncado e de poucas oportunidades de gol no Allianz Parque. Mais uma vez o Palmeiras mostrou-se equilibrado e, sem ser brilhante no ataque, jogou o suficiente para bater o Fluminense. O Tricolor foi um pouco melhor na 1ª etapa, mas também teve dificuldades para produzir com regularidade na frente. Levou um gol em falha de Egídio logo no início do 2º tempo e passou a dar mais espaços ao Verdão. O time carioca ainda pressionou no fim, mas sem conseguir empatar.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Galo bateu o Bahia
Imagem: Rodrigo Coutinho

Hulk mais uma vez mostrou o porquê é o melhor jogador do Brasileirão 2021 até o momento. Novamente sobrou em campo e resolveu a parada para o Galo. O jogo vinha complicado até o primeiro gol marcado por ele, aos 12' do 2º tempo. Depois as coisas melhoraram, já que o Bahia teve que sair para o ataque e desfez o ''ferrolho'' montado inicialmente. O Tricolor foi até um pouco melhor que o time mineiro no 1º tempo, mas sucumbiu na sequência. O alvinegro teve problemas coletivos novamente.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a goleada do Flamengo sobre o São Paulo
Imagem: Rodrigo Coutinho

A maior goleada do confronto entre Flamengo e São Paulo aconteceu neste domingo, no Maracanã. O 5x1 é exagerado pela história do jogo como um todo, mas reflete o abalo mental do São Paulo após o empate do rubro-negro, e mais uma atuação decisiva de Bruno Henrique, que fez quatro gols, um deles anulado. Um atropelo carioca nos minutos finais, mas o Tricolor vinha um pouco superior antes disso. Marcava forte e era agressivo com a posse. O Flamengo cometeu erros defensivos.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Fortaleza sobre o Red Bull
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um dos jogos mais aguardados da rodada aconteceu em Fortaleza. O Leão do Pici manteve sua curva de crescimento e bateu o Massa Bruta no Castelão. Não teve tanto volume ofensivo quanto está acostumado, mas nos momentos em que atacou, repetiu a organização e as belas jogadas já vistas nesta competição. Ao Red Bull Bragantino faltou regularidade e intensidade nas ações em campo rival. O time paulista acabou sendo controlado pela boa marcação tricolor a maior parte do tempo.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Furacão sobre o Colorado
Imagem: Rodrigo Coutinho

Equilibrado o duelo na Arena da Baixada. O Athlético saiu com a vitória porque teve mais eficiência nas finalizações, mais calma para colocar pra dentro as oportunidades criadas. Já o Colorado, que não teve uma má atuação, e até produziu um pouco mais ofensivamente, mostrou-se desequilibrado na hora de balançar as redes. Precipitado, ansioso. Acabou saindo derrotado de campo. Terans foi o destaque máximo da partida. Edenílson e Vitinho também jogaram bem

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Dragão bateu o Peixe na Vila Belmiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Uma partida igual a várias outras envolvendo equipes dirigidas por Fernando Diniz. O time dele pressiona, domina a posse de bola, cria chances, mas não consegue marcar gols. Acaba exagerando nos cruzamentos e tomando decisões precipitadas perto da área, sinais óbvios de ansiedade. O Atlético fez um jogo baseado em contra-ataques e até apresentou alguns padrões em fase ofensiva, mas depois que fez seu gol se retraiu, e só voltou a assustar na reta final da partida. O Santos caiu demais fisicamente depois dos 70 minutos.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre Sport e Ceará
Imagem: Rodrigo Coutinho

O 0x0 exprime bem o que foi o clássico nordestino na Ilha do Retiro. Por mais que o Ceará tenha sido superior em grande parte do jogo, faltou mais regularidade ao Vozão na hora de produzir ofensivamente. Como o Sport não se expôs tanto, o time visitante acabou não encontrando os espaços de contra-ataque que tanto lhe apetecem. O Leão lutou bastante, mas criou ainda menos. Não jogou só no contragolpe, mas a circulação de bola não se mostrou eficiente. O jogo piorou com o aumento da chuva no 2º tempo. O gramado ficou mais pesado.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Juventude sobre a Chapecoense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Dois tempos diferentes em Caxias do Sul. O Juventude começou melhor e abriu o placar com apenas três minutos. Depois se retraiu e levou perigo nos contra-ataques. Poderia até ter ampliado antes do intervalo. A Chapecoense viu sua estratégia inicial de jogar em contragolpes abalada, e teve que se instalar no campo ofensivo. Sofreu pra criar, como de praxe, mas melhorou com algumas mexidas na 2ª etapa e inibiu as transições rápidas dos anfitriões. Mesmo assim perdeu mais uma.

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Timão bateu o Dourado em Cuiabá
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apesar de ter levado um gol na reta final do jogo, o Corinthians teve uma atuação segura no encerramento da rodada, diante do Cuiabá, fora de casa. O Timão circulou a bola com mais desenvoltura desde o início e mostrou-se compacto defensivamente. Mais uma vez não teve um grande volume ofensivo, mas produziu o suficiente para vencer. Bela partida de Adson pela esquerda. O Cuiabá esteve bem abaixo daquilo que mostrou nas últimas rodadas.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 13ª Rodada. Hulk é o craque da competição até aqui
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apenas duas mudanças em relação a seleção após a última rodada. Artur, mesmo tendo atuação discreta contra o Fortaleza, retomou a vaga. Não pelo 5,5 que levou, mas por Savarino não ter entrado em campo. O venezuelano tem apenas cinco jogos disputados e não alcança o mínimo necessário para fazer parte do time. O atacante do Red Bull Bragantino tem pouca vantagem sobre Bruno Henrique, que vem logo atrás. Na lateral-direita, Yago Pikachu retomou a vaga que era de Aderlan.