PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

O ''Top 10'' de cada posição no Brasileirão 2021

Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

10/07/2021 04h00

Depois de dez rodadas do Brasileirão, é hora de abordarmos os jogadores que vêm se destacando. Você tem acompanhado aqui, na coluna, ao fim de cada rodada, o Ranking de Desempenho da competição e a Seleção, além de análises dos pontos fortes e fracos de cada uma das 20 equipes, bem como as escalações e esquemas táticos adotados nas partidas. A cada jogo atribuo notas de 0 a 10 aos atletas, e a média dessas notas forma um ranking de cada posição. Os melhores integram a Seleção do Brasileirão 2021.

Goleiros

Fernando Miguel é o líder. Ele tem a mesma média de Cleiton, que também faz um belo Brasileirão, mas leva vantagem por ter sofrido três gols a menos que o arqueiro do Red Bull Bragantino. A melhor atuação do atleta do Atlético Goianiense aconteceu na 1ª rodada, contra o Corinthians, quando pegou um pênalti e recebeu nota 7. Manteve-se regular nos outros jogos. Cleiton também recebeu um 7, mas na 6ª rodada, contra o Palmeiras.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores goleiros do Brasileirão até o momento
Imagem: Rodrigo Coutinho

Richard, do Ceará, também tem média 6,00, mas fez só seis jogos na competição, contra nove da dupla que está na sua frente. Jaílson vem na sequência com o seguro campeonato que vem fazendo, substituindo Weverton com desenvoltura. Felipe Alves, do Fortaleza, a revelação João Paulo, da Chapecoense, Cassio, Daniel, Matheus Teixeira e Matheus Cavichioli fecham a lista até o momento.

Laterais direitos

A disputa pela lateral-direita segue ferrenha! Yago Pikachu e Marcinho, que teve uma queda nos últimos jogos, se revezam na liderança desde o início do Brasileirão. Aderlan os observa de muito perto, e Mariano e Nino Paraíba cresceram bastante nas últimas rodadas. Pikachu é um ala muito ofensivo no Leão. Tem total liberdade no 3-5-2 de Vojvoda, faz gols e dá assistências, o que pesa bastante na hora de receber a sua nota. Ganhou 7,5 na estreia contra o Atlético Mineiro, mas já obteve mais uma nota 7 e três 6,5. A pior avaliação foi uma nota 4, na 7ª rodada, contra o Grêmio, jogo em que perdeu um pênalti e um gol inacreditável na sequência.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores laterais direitos do Brasileirão até o momento
Imagem: Rodrigo Coutinho

Fágner e Dudu são outros jogadores que vêm crescendo nas últimas rodadas e prometem entrar na briga. Matheuzinho teve uma queda de produção e está entre os dois laterais do Fluminense, o que explica a utilização de Roger Machado de forma regular com Samuel Xavier e Calegari se revezando na titularidade do Tricolor.

Zagueiros

Pouca gente fala dele, mas quem está prestando a atenção de fato no Brasileirão sabe que Nathan Silva vem fazendo uma excelente competição. Tanto que teve o seu retorno de empréstimo solicitado pelo Atlético Mineiro, e já formou como titular diante do Flamengo. Teve ótima atuação, recebeu um 6,5, e anulou Bruno Henrique. Antes, vinha tendo atuações bem seguras pelo Atlético Goianiense. Não surpreenderá se conseguir se firmar no time principal do Galo.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores zagueiros do Brasileirão 2021 até a 10ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Tinga, Thiago Heleno e Éder, ex-companheiro de zaga de Nathan Silva, vêm empatados na sequência. Lateral de origem, Tinga joga como zagueiro pela direita no trio defensivo do Fortaleza. Mostra completa adaptação. Thiago Heleno segue o bom nível das últimas temporadas e Éder basicamente não erra no Dragão. O atleta do Fortaleza está na frente pelo número maior de jogos. Pedro Henrique os observa de perto, e Gabriel Lacerda, do Ceará, aparece como surpresa na lista. Faz um bom início de competição ao substituir o titular Luiz Otávio.

Laterais esquerdos

Essa é a posição com a média geral mais baixa até aqui da competição. Em resumo, os principais nomes da posição jogando no país estão devendo. Filipe Luís e Guilherme Arana, os preferidos da maioria, até aparecem no ranking, mas ainda bem abaixo do que podem. Fabio Santos, pela sua regularidade, puxa a fila no setor. Recebeu 6,5 na 2ª rodada, contra o América, quando fez o gol da vitória, e manteve um desempenho linear.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores laterais esquerdos do Brasileirão até o momento
Imagem: Rodrigo Coutinho

Você pode estranhar a presença de Lucas Crispim na segunda posição, mas o meia de origem atua como ala-esquerdo no 3-5-2 do Fortaleza. Defende pelo setor e parte dali quando o time tem a bola, então, entra na disputa com os atletas desta posição. Faz um bom campeonato e segue Fabio Santos de perto. Welington e Abner são outros de bom desempenho e postulantes à liderança. Irregular, Egídio vem surpreendendo ao fazer um Brasileirão mais seguro desta vez.

Volantes

Mesmo com a má fase do Internacional, Edenilson prova novamente que é um dos melhores jogadores em atividade no país e lidera o ranking de seu setor. Somente na 4ª rodada fez um jogo mais discreto, contra o Atlético Mineiro, e também não foi tão bem na goleada para o Fortaleza. Nos outros sete jogos, porém, teve destaque, com menção principal à nota 7 recebida na derrota para o Palmeiras, na 8ª rodada.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores volantes do Brasileirão até a 10ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Juninho Valoura é a grande surpresa. Está na Seleção da competição e vem logo atrás de Edenilson. Fez um jogo excelente, nota 8, contra o Bahia, e duas atuações muito boas, dois 6,5, contra Juventude e Internacional. Nos outros jogos não comprometeu. Lucas Evangelista já liderou e é um forte candidato. Éderson, Raul, Marlon Freitas e Willian Maranhão confirmam a boa fase na sequência.

Meias

Gustavo Scarpa e Nacho Fernandez têm sobrado na turma de meio-campistas ofensivos neste Brasileirão. Ambos têm, inclusive, a mesma média, mas Scarpa leva vantagem sobre Nacho por ter mais jogos. O palmeirense teve um 7,5 como melhor nota, na 7ª rodada, contra o Bahia, mas levou ainda uma nota 7 e outros quatro 6,5. Regularidade em alto nível. O atleticano ganhou 8 na goleada sobre o Atlético Goianiense, na 8ª rodada.

mei - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores meias do Brasileirão 2021 até a 10ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Chama a atenção os três meias do Furacão na lista. Nikão, Terans e Jadson, mesmo tendo minutos jogados diferentes entre si, mostraram muita eficiência quando acionados. O que explica a produtividade ofensiva do Athletico. João Paulo vinha muito bem, chegou a liderar, mas teve uma lesão. Raphael Veiga e Claudinho são fortes candidatos também. Jean Mota e Jorginho mostram o belo campeonato que fazem.

Atacantes

Artur é o líder entre os homens mais avançados e tem a melhor média de notas de todo o Brasileirão até aqui. Jogou todas pelo Red Bull Bragantino e levou nada menos que quatro notas 7. A melhor atuação, porém, ocorreu na 2ª rodada da competição, no empate em 3 x 3 com o Bahia. Vem mostrando mais poder de decisão e só teve dois jogos mais discretos em dez disputados. Mostra que pode ser protagonista em 2021.

at - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os dez melhores atacantes do Brasileirão até o momento
Imagem: Rodrigo Coutinho

Hulk, que vem muito bem na competição, está logo atrás. Sua maior nota também foi um 7,5, na 8ª rodada, contra o Atlético Goianiense. Principal fonte de agressividade e criação de jogadas do Corinthians, Gustavo Silva, o Mosquito, aparece em 3º. Bastante regular, quase sempre joga bem e é o melhor do time. O artilheiro Gilberto tem picos de atuação, mas outros jogos discretos. Precisa ser mais regular para subir no ranking.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL