Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Destaques da rodada, Palmeiras e Fortaleza sobem no Ranking de Desempenho

Colunista do UOL

08/07/2021 23h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras teve grande atuação contra o Grêmio e assumiu a liderança do Brasileirão nesta rodada, mas no Ranking de Desempenho ainda vê Red Bull Bragantino, Fortaleza e Athletico na sua frente. A diferença? O rendimento abaixo da média nas vitórias contra Bahia, América Mineiro e Internacional. O Fortaleza ultrapassou o Rubro-Negro paranaense e se aproxima do líder Red Bull Bragantino.

00 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 10ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Vitória do Peixe no bom jogo contra o Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória justa do Santos na abertura da rodada. Foi superior ao Athletico, principalmente no 1º tempo, quando impôs o seu jogo de posse e troca rápida de passes no campo adversário. Criou o bastante para fazer até mais de um gol e acabou levando o empate pouco antes do intervalo. Voltou à frente do placar no início da 2ª etapa e depois se retraiu. O Furacão tentou pressionar, mas não foi contundente. Pior atuação até aqui do rubro-negro no Brasileirão. Pouco intenso no geral, permissivo sem a bola e tímido na movimentação.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre Bahia e Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo equilibrado em Salvador! O Bahia venceu. Criou um pouco mais e teve o domínio da posse de bola a maior parte do tempo, mas o Juventude não fez uma partida ruim. Se defendeu com correção ao longo do 1º tempo e também tentou jogar quando recuperou a posse de bola. Faltou mais contundência ao chegar na área tricolor, algo que acabou fazendo a diferença para o Esquadrão. Não produziu um número tão grande de chances, mas ''guardou'' com Matheus Bahia no fim.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Fortaleza goleou o América
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de um 1º tempo com algumas dificuldades para criar, o Fortaleza enfiou uma goleada no América Mineiro no Castelão. Bastou balançar a rede pela primeira vez no final da etapa inicial para que o Coelho saísse de trás e desse os espaços aproveitados pelo Leão. Novamente o Tricolor se impôs da maneira que já mostrou saber fazer. Posse no campo de ataque, mobilidade, entrosamento e boas jogadas. O time mineiro conseguiu ser competitivo somente até o primeiro zero sair do placar.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Cuiabá surpreendeu o Bragantino
Imagem: Rodrigo Coutinho

Resultado e partida surpreendente em Bragança Paulista. O Red Bull fez certamente o seu pior jogo na competição, e o Cuiabá o seu melhor. O empate tirou a liderança da competição do time da casa, que pareceu surpreso com a postura inicial do adversário. O Dourado mostrou-se compacto defensivamente e agressivo com e sem a bola. O Massa Bruta demorou a encaixar seu jogo e não teve exatamente o controle das ações o tempo inteiro, acabou levando o empate no 2º tempo.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Verdão bateu o Imortal
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Palmeiras fez até aqui a sua melhor atuação no Brasileirão 2021 nos 2x0 sobre o Grêmio, no Allianz Parque. Dois gols foram pouco diante da produção ofensiva da equipe, que novamente baseou muito do seu domínio na pressão feita no campo rival, principalmente sem a bola e nos momentos de transição. Retomava e acelerava. Definia rapidamente os lances, mostrando muito entrosamento na parte ofensiva. Time leve, que aproveitou a inacreditável pasmaceira gremista. Sempre lento e sem intensidade alguma.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Galo bateu o Flamengo no Mineirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Demonstração de força e competitividade do Atlético contra o Flamengo. Foi superior desde o 1º tempo. Mesmo vivendo altos e baixos ao longo da partida, esteve sempre mais perigoso e intenso em campo. Cuca fez mexidas interessantes na escalação inicial e ao longo do jogo, e elas acabaram sendo determinantes para o triunfo. Ceni tentou novas situações no rubro-negro e não teve a mesma felicidade, descaracterizou o time. Savarino foi decisivo. Fez dois gols em três minutos.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O detalhes do empate entre Dragão e Leão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Atlético Goianiense e Sport, como já esperado, entraram em campo com propostas muito diferentes. Enquanto o time da casa tomou a iniciativa de atacar e ficar com a bola, os visitantes se retraíram em busca do contra-ataque. O Leão levou perigo desta forma em alguns momentos, mas principalmente na bola parada aérea, forma que abriu o placar inclusive. O Dragão teve organização para circular a bola e retomava rapidamente a posse, mas faltou mais contundência para vencer. Resultado justo.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O São Paulo foi bem superior ao Internacional em Porto Alegre
Imagem: Rodrigo Coutinho

O São Paulo conseguiu a sua primeira vitória no Brasileirão 2021 com uma atuação convincente contra o Inter, em Porto Alegre. O Colorado, por sua vez, apresentou diversos problemas defensivos e pouca produtividade com a bola. O Tricolor soube aproveitar muito bem os espaços dados pelo time da casa nas costas da defesa. Poderia até ter construído um resultado maior no 1º tempo. Na 2ª etapa, após ampliar o placar com um golaço de Igor Gomes, se resguardou bem na defesa.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O empate entre Fluminense x Ceará
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apesar do empate sem gols em São Januário, Fluminense e Ceará fizeram um bom jogo. O Tricolor teve que renunciar àquilo que mostrou na maioria das partidas até aqui na temporada. Diante de um Vozão ainda mais reativo, o time carioca teve mais a bola e se instalou no campo de ataque. Oscilou na objetividade, mas conseguiu produzir para vencer, e esbarrou em ótima atuação do goleiro Richard. Os cearenses também assustaram nos contra-ataques, principalmente com Mendoza, mas não foram tão contundentes na hora de finalizar. Defenderam bem a própria área.

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Chapecoense e Corinthians
Imagem: Rodrigo Coutinho

No encerramento da rodada uma vitória justa do Corinthians sobre a Chapecoense. Mesmo recuando bastante nos últimos 15 minutos e sofrendo pressão do time da casa, os paulistas foram bem superiores na maior parte do tempo. Se impuseram com a bola no campo de ataque, apresentaram uma boa circulação, mas não criaram tanto. Mesmo assim sofreram pouco defensivamente diante de uma Chape quase que inoperante com a bola, dependente de lampejos individuais, como os de Foguinho no fim. Mais uma boa partida de Mosquito pela direita.

Seleção do Brasileirão

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

14 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 10ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Três mudanças na Seleção em relação à última rodada, todas na defesa. Tinga e Yago Pikachu recuperaram os espaços ocupados por Marcinho e Fabricio Bruno até o meio da semana, e Nathan Silva, agora no Galo, surge pela primeira vez no time após o ótimo jogo que fez contra o Flamengo. O restante da equipe é o mesmo. Artur segue com a melhor média do campeonato, seguido de perto por Gustavo Scarpa, Nacho Fernandez e Hulk.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL