Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Tudo sobre a 7ª rodada do Brasileirão. Ranking de Desempenho e Seleção

Colunista do UOL

29/06/2021 11h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem acompanha o Ranking de Desempenho do Brasileirão desde a 1ª rodada, aqui no blog, já sabe! O Red Bull Bragantino apresenta o melhor rendimento da competição até o momento, e a liderança na tabela de classificação não é circunstancial. O Massa Bruta, mesmo sem uma grande atuação contra o Atlético-GO, mostrou novamente a sua força. Vem se colocando entre os favoritos ao título de 2021.

O Palmeiras teve mais uma atuação irregular, mas segue pontuando, algo que explica estar abaixo do Fortaleza no Ranking. Flamengo e Fluminense tiveram uma queda nesta rodada. Santos e Bahia cresceram.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 7ª rodada. Flamengo, Cuiabá e Grêmio têm dois jogos a menos. Atlético-GO e Athlético têm um a menos
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do 'quase jogo' entre Juventude e Flamengo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um jogo totalmente atípico na abertura da rodada. Pelo gramado cheio de poças, foi basicamente impossível jogar com a bola no chão, o que prejudicou bastante o estilo de futebol do Flamengo. O Juventude conseguiu se adaptar com mais facilidade e foi eficiente no 1º tempo ao aproveitar um erro de Matheuzinho. Na 2ª etapa o rubro-negro melhorou, até poderia ter empatado, mas faltou mais contundência nas oportunidades. Nitidamente desconfortável com as condições.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Fluminense e Corinthians jogaram
Imagem: Rodrigo Coutinho

No isolado do duelo da tarde de domingo, uma partida de pouca criatividade de Fluminense e Corinthians, mas de muita superação do Tricolor, que mesmo com um a menos durante toda a segunda etapa, dominou o Timão por muitos minutos e buscou o empate. Poderia até ter virado. Os paulistas foram superiores durante boa parte do 1º tempo, mas inexplicavelmente mudaram radicalmente o comportamento depois de abrir o placar, e só retomaram a agressividade nos últimos instantes. Perderam grande chance de subir na tabela.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Palmeiras e Bahia jogaram no belo duelo no Allianz Parque
Imagem: Rodrigo Coutinho

Nível muito bom no embate entre Palmeiras e Bahia, em São Paulo. O Tricolor foi superior a maior parte do tempo, mas pecou demais nas finalizações e acabou sucumbindo mediante a um Verdão mais preciso. O Bahia foi uma equipe corajosa e organizada durante os 90 minutos. Agressiva! Teve personalidade ao sair trocando passes contra a marcação adiantada do time da casa. O Palestra foi forte nas transições ofensivas e na bola parada com Gustavo Scarpa, que ao lado de Rossi foi o melhor em campo.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O 0x0 entre Grêmio e Fortaleza
Imagem: Rodrigo Coutinho

Outra partida movimentada e de bom nível aconteceu em Porto Alegre. Os goleiros Gabriel Chapecó e Felipe Alves saíram de campo como protagonistas, mas a imprecisão dos dois ataques chamou a atenção. Diego Souza e Yago Pikachu perderam pênaltis, e outras chances nítidas de frente com o gol. O Grêmio começou melhor, mas o Fortaleza tomou as rédeas do jogo a partir dos 30 minutos. A situação piorou para o Imortal depois da expulsão de Kannemann, mas o time se superou para segurar o empate.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Peixe e Galo jogaram na Vila Belmiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Santos e Atlético Mineiro fizeram um jogo de muitos espaços e irregularidade técnica. As duas equipes foram bem agressivas dentro de cada proposta, o que tornou a partida movimentada e aberta, mas o Peixe foi superior. Conseguiu mostrar mais organização durante um tempo maior e se fechou depois do golaço de Jean Mota. Todo desfalcado, o time mineiro novamente pecou demais na parte tática e levou o segundo gol nos acréscimos.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Furacão e Chape
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jogo interessante e movimentado na Arena da Baixada. Athlético e Chapecoense apresentaram estratégias totalmente diferentes. O Furacão teve mais a bola e se instalou no campo de ataque. Demorou um pouco a encontrar os caminhos para criar, mas não se desesperou ao sofrer um gol. Não renunciou às suas convicções, começou a produzir, e virou o placar. Teve até chances para ampliar, mas acabou relaxando e o Verdão do Oeste chegou ao empate nos acréscimos. O time de Jair Ventura teve bom comportamento defensivo.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre Vozão e Tricolor
Imagem: Rodrigo Coutinho

Ceará e São Paulo fizeram um jogo bem amarrado em grande parte do tempo no Castelão. Como era esperado, o Tricolor tomou a iniciativa de atacar e se estabeleceu no campo de ataque, mas trocava passes com lentidão e se mexia com pouca intensidade. O Vozão conseguia se impor na marcação e abriu o placar em ligação direta ''vencida'' por Saulo Mineiro. O time paulista conseguiu chegar ao empate no 2º tempo, mas sofreu quando o jogo ficou mais aberto. O alvinegro chegou mais perto da vitória.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Coelho e Colorado jogaram
Imagem: Rodrigo Coutinho

América e Inter foi um jogo de cenários diferentes ao longo dos 90 minutos. O Coelho acabou sendo superior a maior parte do tempo, mas o Colorado reagiu com as mexidas feitas por Diego Aguirre no 2º tempo. O técnico uruguaio alterou o esquema tático, desfez a improvisação de Heitor pela esquerda, e pôs Edenílson em campo. O time gaúcho reagiu e chegou ao empate. Antes disso, os mineiros foram mais agressivos e criativos. Retomaram essa condição na dramática reta final do jogo, quando Edenílson teve que jogar de goleiro depois da lesão de Daniel, mas o empate persistiu.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O empate entre Sport e Cuiabá
Imagem: Rodrigo Coutinho

Atuação muito preocupante do Sport diante do Cuiabá, na Ilha do Retiro. O rubro-negro não conseguiu se impor contra um adversário direto. Foi extremamente lento na circulação da bola e não se movimentou com intensidade. Defensivamente apresentou problemas e o Dourado foi superior. O time do Centro-Oeste esteve mais intenso no 1º tempo e organizado com a posse de bola. Foi agressivo desde o primeiro minuto. Mereceu vencer o jogo. Perdeu uma chance incrível no fim.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Red Bull sobre o Atlético Goianiense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo tático bem interessante no fechamento da rodada. Tecnicamente o jogo poderia ter sido um pouco melhor, mas Atlético Goianiense e Red Bull Bragantino oferecem uma partida intensa. Duas equipes que pressionaram bastante a bola no momento defensivo e fizeram transições rápidas e organizadas. O Massa Bruta ficou mais tempo com a posse e encontrou algumas dificuldades para criar da forma em que está acostumado. O gol saiu no fim, em grande jogada de Helinho e finalização de Weverton. O Dragão quase empatou nos acréscimos.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Campeonato após a 7ª rodada do Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Desta vez apenas duas mudanças na Seleção. Ytalo entra na equipe. Tem a mesma média de Hulk - 6,29 -, mas vence no critério de desempate. Marcou quatro gols, contra dois do camisa 7 atleticano. Na lateral-direita, Marcinho retorna mesmo sem ter entrado em campo. Se beneficiou da péssima atuação de Yago Pikachu contra o Grêmio e recuperou o posto.