Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Santos

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pelo segundo ano consecutivo o Santos inicia o Campeonato Brasileiro como uma grande incógnita. Fruto do ambiente extremamente conturbado que o clube segue vivendo, mesmo após a troca na presidência. O cenário levou ao pedido de demissão de Ariel Holan e à impossibilidade de contratar jogadores devido a uma dívida com o Huachipato. Pendência agora quitada com a saída de Soteldo, um dos principais jogadores do time.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Santos tem em Lucas Braga um destaque em 2021
Imagem: Rodrigo Coutinho

Fernando Diniz é a aposta para fazer o Peixe driblar os percalços e as limitações de um elenco ''curto'' em diversos setores. Se por um lado a base santista segue revelando em profusão, por outro falta mais ''corpo'' ao plantel para uma competição de 38 rodadas num intervalo de menos de sete meses. O pouco tempo de trabalho demonstra um Diniz dando continuidade a sua já conhecida proposta.

Clube de DNA ofensivo, o Santos tem no seu treinador alguém que honrará esse histórico. Diniz, porém, tem conceitos um pouco diferentes daqueles que Ariel Holán vinha implementando, por mais que a ideia-base seja a mesma: dominar os adversários através da posse de bola. Com o brasileiro, os atletas alvinegros ganham mais liberdade de movimentação.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O time-base do Peixe para o início do Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

A proposta é gerar superioridade numérica no setor da bola e trocar passes curtos em progressão. Com o argentino, o ataque posicional era o conceito, e os atletas vinham entendendo bem. Destaque para o meia Gabriel Pirani, que vai tomando conta da articulação de jogadas nas ausências de Carlos Sanchez e Sandry. Jean Mota deve completar o meio com Pirani e Alison a princípio.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Pirani, destacado em amarelo, deve ter mais liberdade de movimentação para se somar ao setor da bola, justamente o movimento que os demais atletas em vermelho fazem para gerar superioridade numérica. Tônica nos times de Diniz
Imagem: Rodrigo Coutinho

Na zaga, Kaiky virou titular com a saída de Lucas Veríssimo. Conta com a segurança do parceiro Luan Peres para se estabelecer, mesmo com apenas 17 anos. O garoto já fez excelentes atuações e outras um pouco inseguras. Pará segue como titular na lateral-direita, mas não vive boa fase. Madson pode ganhar espaço, já que Diniz gosta de mais agressividade com os laterais. Marinho tem vivido um ano de problemas físicos.

Como os gols saem

Fase ofensiva/ataque apoiado - 32%

Contra-ataque - 32%

Bola parada aérea - 23%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 7%

Fase ofensiva/ataque direto - 3%

Falta direta - 3%

Como leva os gols

Transição defensiva - 30%

Bola parada aérea - 27%

Fase defensiva - 24%

Bola perdida na defesa - 15%

Falta direta - 4%