Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Red Bull Bragantino

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em seu segundo ano consecutivo como Red Bull Bragantino na Série A do Brasileirão, o time de Bragança Paulista desperta expectativas positivas. Foi mal no primeiro turno em 2020 e chegou perto de fazer a melhor campanha do returno. Foi aprendendo a jogar a competição com o passar das rodadas. A manutenção da base titular e a chegada de bons reforços, além do comando de Mauricio Barbieri, deixam a sensação de que pode ir além da décima posição.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Red Bull Bragantino segue com Claudinho como destaque
Imagem: Rodrigo Coutinho

Eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final do Campeonato Paulista e irregular na primeira fase da Copa Sul-Americana, o Massa Bruta variou o esquema tático nos últimos jogos. Atuou com três zagueiros e fez com que a dupla Claudinho e Artur jogasse mais próxima, por trás do bom centroavante Ytalo. Mas também colocou em prática o 4-2-3-1 do ano passado após o retorno de lesão de Lucas Evangelista.

O fato é que o funcionamento do time em termos de modelo de jogo não muda. Segue sendo uma equipe que busca ter a bola e tomar a iniciativa de atacar, e faz isso com organização. Segue o ataque posicional, quando cada atleta ocupa e se mexe dentro de um espaço específico do campo. A partir disso busca-se a formação natural das linhas de passe no campo rival, gerando interações entre os setores e fazendo a bola circular com rapidez.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O time-base do Bragantino com linha de quatro na defesa
Imagem: Rodrigo Coutinho

Com linha de quatro atrás, Artur retorna ao flanco direito e os laterais dão o apoio por trás ou participam do jogo mais na faixa central. Se o escolhido for o 3-4-3 adotado recentemente, Aderllan e Edimar é que são os responsáveis por dar amplitude ao time. Claudinho, de uma forma ou de outra, têm mais liberdade para circular em outros setores. É o craque do time. Mesmo um pouco abaixo do nível da temporada passada, segue sendo decisivo.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Quando joga no 3-4-3. Claudinho e Artur circulam bastante nas áreas destacadas em vermelho, e aí a amplitude fica a cargo dos alas. Volantes chegando por trás e Ytalo na referência
Imagem: Rodrigo Coutinho

Defensivamente é uma equipe intensa. Varia a altura do bloco de marcação de acordo com o cenário do jogo e o adversário, mas aborda o atleta rival com força para pressionar a bola. Precisa melhorar o desempenho na bola aérea defensiva e gerar mais linhas de passe na saída para o jogo, principalmente quando o rival sobe a marcação. Sofreu gols assim. É um time bem competitivo.

Como os gols saem

Fase ofensiva/ataque apoiado - 47%

Bola parada aérea - 18%

Contra-ataque - 15%

Fase ofensiva/ataque direto - 10%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 10%

Como leva os gols

Fase defensiva - 44%

Bola parada aérea - 23%

Bola perdida na defesa - 22%

Transição defensiva - 11%

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL