Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Internacional

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Internacional chegou muito perto de quebrar um tabu que completa 42 anos em 2021. Ser campeão brasileiro! Mais precisamente alguns centímetros impediram, no gol anulado de Edenílson, nos acréscimos da partida contra o Corinthians, pela última rodada do Brasileirão 2020. A pressão pela taça continua, e se soma com a mudança no comando técnico da equipe após a chegada do espanhol Miguel Ángel Ramirez.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Inter de Taison
Imagem: Rodrigo Coutinho

Com apenas 36 anos, ele vai conhecendo a pressão por resultados existente em um clube grande do futebol brasileiro. Fez sucesso com o bom Independiente del Valle e foi contratado pelo Colorado para implementar suas ideias ofensivas, algo totalmente diferente de tudo aquilo que o clube teve em suas equipes recentemente. Até mesmo em comparação a Eduardo Coudet, aquele que mais elaborou a parte ofensiva do time entre os últimos treinadores.

Logicamente que essa mudança abrupta causaria problemas de adaptação neste começo. Ramirez põe em prática o ''jogo de posição''. Cada jogador precisa se posicionar em um setor específico do gramado. Eles se mexem e interagem ali e a partir dali, de acordo com a posição da bola. Uma parte disso funciona bem, mas é constante o time não ter intensidade. É lento em diversos momentos da fase ofensiva, apesar de seguir perigoso em contra-ataques.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Ramirez vem alternando bastante a escalação nos últimos jogos. Aqui um provável time-base neste momento
Imagem: Rodrigo Coutinho

Quando as coisas se encaixam, o Inter produz automaticamente e cria chances de gols em sequência. Buscar esse caminho é a proposta ideal para que o elenco tenha paz e consiga os resultados. A chegada de Taison foi muito significativa. Acrescenta qualidade, entendimento da proposta —pois já atuou assim na Ucrânia— e a agressividade que muitas vezes falta. Maurício é outro nome que mostra entender bem a filosofia.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O ataque posicional do Inter com os pontas ''alargando'' o campo, bem abertos, laterais mais voltados a se mexerem por dentro. Meias em seus setores. A partir disso o time busca as conexões
Imagem: Rodrigo Coutinho

Edenilson segue jogando muita bola no meio, e Patrick vem sendo escalado mais fixo pela esquerda. Yuri Alberto e Thiago Galhardo travam importante duelo pela artilharia do time. Guerrero recupera a forma física. Defensivamente também há problemas. A ideia é ter a bola a maior parte do tempo e a equipe se expõe. Precisa de transições defensivas mais regulares, além de aumentar a ''pegada'' no momento defensivo. Rodrigo Dourado tenta, e muitas vezes consegue, equilibrar as coisas.

Como faz os gols

Contra-ataque - 28%

Fase ofensiva/ataque apoiado - 28%

Bola parada aérea - 25%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 10%

Fase ofensiva/ataque direto - 9%

Como leva os gols

Transição defensiva - 47%

Bola parada aérea - 23%

Fase defensiva - 23%

Bola perdida na defesa - 7%