Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Grêmio

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A expectativa em torno do Grêmio nos últimos Brasileiros era a mesma. Será que o time disputará de fato o título? Desde que foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores com Renato Portaluppi, se aguardava um desempenho melhor na principal competição nacional. Isso nunca aconteceu de forma regular. Agora, com Tiago Nunes no comando, a tendência de um Imortal mais vivo na Série A reaparece.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Grêmio de Diego Souza. Ataque muito eficaz
Imagem: Rodrigo Coutinho

Primeiro por conta do próprio nível do elenco. Mesmo com diversos de seus possíveis titulares com problemas físicos, como Kannemann, Maicon (que vem jogando), Alisson e Jean Pyerre, o Grêmio possui boas peças de reposição. Algumas delas pedem passagem e vaga no time, como o zagueiro Ruan. Luiz Fernando, Léo Pereira e Tiago Santos também serão importantes na caminhada. Além, é claro, da contratação de Douglas Costa. Se conseguir se livrar das lesões, sobra no futebol brasileiro.

Segundo pela vontade do treinador de mostrar realmente a sua capacidade num clube de maior expressão nacional. Tiago Nunes foi mal no Corinthians, mas se destacou no Athletico-PR. Muito do que vem implementando depois de um mês de Grêmio tem origem de seu trabalho no Furacão, algumas mexidas em cima de um modelo que já estava estabelecido há mais de quatro temporadas.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Time-base do Grêmio que inicia o Brasileirão, ainda sem Douglas Costa
Imagem: Rodrigo Coutinho

A mudança que mais aparece é na defesa, no jeito de marcar. O Grêmio adotava o sistema de encaixes e perseguições longas. Agora marca com perseguições mais curtas. Não há perseguições fora do espaço em que cada atleta defende. O time tem ficado mais compacto e alguns atletas se beneficiaram disso, como Maicon, Jean Pyerre e Ferreira.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Laterais na amplitude, pontas flutuando para dentro e Matheus Henrique e Maicon mais livres para infiltrar na área com a presença de Thiago Santos no meio. Mecanismos de movimentação mais bem treinados com Tiago Nunes
Imagem: Rodrigo Coutinho

O ponta-esquerda aliás é o grande destaque do time neste momento. Habilidoso, corajoso e rápido pela esquerda. Vem evoluindo na terminação das jogadas e nas finalizações. Faz companhia a Diego Souza neste aspecto. O Grêmio segue sendo um time mais propenso a posse de bola. Flutua com os pontas pra dentro e abre o corredor para os laterais. Entre eles, Rafinha, que qualifica demais a circulação da bola a acrescenta hierarquia. No centro do campo, sempre um volante mais preso fazendo a saída junto aos zagueiros, e o outro se alinhando ao meia quando o time ataca.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 45%

Contra-ataque - 22%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 16%

Bola parada aérea - 8%

Fase ofensiva/ataque direito - 6%

Falta direta - 3%

Como leva os gols

Fase defensiva - 39%

Bola parada aérea - 30%

Bola perdida na defesa - 17%

Transição defensiva - 8%

Falta direta - 6%

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL