Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Fluminense

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O efeito surpresa que causou em 2020 não é mais realidade. O Fluminense conseguiu voltar diretamente a fase de grupos da Libertadores com uma campanha bem regular e pautada em uma equipe sólida defensivamente. Agora, com Roger Machado no comando, o Tricolor encorpou o elenco e tem Fred, seu maior ídolo recente, no ataque. Sem contar uma ''nova leva'' de talentos oriundos de Xerém.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Fred vem sendo extremamente decisivo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Mesmo com bons momentos, não dá pra dizer ainda que o Fluminense tem um time confiável para repetir o quinto lugar da última temporada. Há mais poder de decisão no elenco, mas Roger precisa resolver incoerências entre a postura necessária em algumas partidas e as características de seus principais jogadores. Ele próprio sofre em determinados momentos para colocar em prática aquilo que acredita. Principalmente contra adversários mais fortes tecnicamente.

Sabemos que o novo comandante tem filosofia de trabalho diferente da dupla Odair Hellmann/Marcão. Roger vem desenvolvendo padrões ofensivos mais bem elaborados. Martinelli faz a saída entre os zagueiros na maioria das vezes. Acrescenta qualidade no passe inicial, e os laterais vão se projetando no campo de ataque aos poucos, liberando a flutuação dos pontas para o espaço entre zagueiros e laterais adversários.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Provável time-base do Tricolor para as primeiras rodadas
Imagem: Rodrigo Coutinho

Há sempre a preocupação dos espaços estarem bem ocupados. Se o lateral sobe pelo flanco, o ponta abre o corredor. Se o ponta recebe a bola aberto, o lateral ataca um pouco mais pelo meio. Nenê ou Cazares, que disputam posição, têm liberdade de flutuar na intermediária e até de voltar para buscar o jogo. Fred é a referência. Kayky soma muito talento pela direita, e Luiz Henrique, Caio Paulista e Gabriel Teixeira se revezam na outra ponta. Mais qualidade formada no clube. A ideia é trabalhar com passes curtos e o time faz isso bem.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Em detalhes os movimentos ofensivos do Fluminense, preocupados em ocupar bem os espaços. Nenê volta e Yago Felipe infiltra. Se o ponta está aberto, o lateral vem pelo meio, e vice-versa.
Imagem: Rodrigo Coutinho

Defensivamente sofre em diversos jogos quando precisa pressionar a bola. Se posta corretamente em duas linhas de quatro. Quase sempre com compactação entre os setores e coberturas bem-feitas, mas Kayky, Nenê e Fred não contribuem com tanta eficiência. Yago Felipe e Martinelli acabam sobrecarregados e Egídio segue comprometendo em muitos momentos pela esquerda. É preciso ser mais competitivo sem a posse. Nino e Luccas Claro protegem bem a área.

Como faz os gols

Contra-ataque - 34%

Bola Roubada ou recuperada no campo de ataque - 20%

Fase Ofensiva/Ataque apoiado - 20%

Bola Parada aérea - 17%

Fase Ofensiva/Ataque direto - 6%

Falta Direta - 3%

Como leva os gols

Transição Defensiva - 37%

Fase Defensiva - 31%

Bola perdida na defesa - 16%

Bola parada aérea - 16%