Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Bahia

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Entrar no Brasileirão 2021 esquecendo o que passou em 2020 é o principal objetivo do Bahia. Depois de engrenar boas campanhas na competição, o Tricolor lutou até o fim contra o rebaixamento em um ano mal planejado. Passando pela montagem do elenco até a contratação de Mano Menezes. Com um time mais ofensivo e o comando de Dado Cavalcanti, o Esquadrão quer voltar a aparecer na ''primeira página'' da tabela.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Bahia do artilheiro Gilberto
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Bahia desbancou o favorito Ceará na final da Copa do Nordeste e isso deu moral ao time, que chegou a oscilar em alguns momentos do primeiro semestre. O principal desafio do técnico de 39 anos é conseguir fazer a equipe se proteger melhor diante de adversários poderosos ofensivamente. O sistema defensivo apresentou alguns problemas, principalmente nas transições. É necessário recompor mais rápido e ter uma abordagem de marcação mais intensa.

Com a bola, o Tricolor funciona bem. Patrick de Lucca é a grande ferramenta de saída organizada para o ataque. O ex-volante da base do Palmeiras se firmou no fim do último Brasileirão e faz recuos constantes entre os zagueiros para formar a primeira linha com três atletas. Ele qualifica o primeiro passe, algo que o bom zagueiro Conti também faz, e libera os laterais em amplitude no campo de ataque.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O time-base do Bahia para o início do Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

O lado direito do Bahia é muito forte. Nino Paraíba, mesmo aos 35 anos, segue oferecendo chegadas de qualidade na linha de fundo. Faz uma boa dobradinha com Rossi pelo setor. O atacante, assim como Rodriguinho, parte do lado para dentro, se posicionando entre o zagueiro e o lateral adversário. O ex-meia do Corinthians, porém, auxilia mais Daniel e Thaciano na articulação central, e Rossi ataca a última linha rival.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Patrick de Lucca recua entre os zagueiros para fazer a saída de três e projetar os laterais. Thaciano e Daniel lado a lado no meio-campo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Gilberto é a referência e segue gerando muitos gols ao time. Não fica só parado entre os zagueiros, quando os lados estão congestionados, recua para fazer o papel de pivô e colocar o Tricolor no campo de ataque. O Esquadrão também é forte nos contra-ataques e Matheus Bahia cresceu bastante pela esquerda. Quando o adversário adianta a marcação, o time explora os passes em profundidade para a projeção dos laterais ou Rossi. Equipe organizada para atacar.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 44%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 19%

Contra-ataque - 17%

Bola parada aérea - 13%

Fase ofensiva/ataque direto - 7%

Como leva os gols

Fase defensiva - 36%

Transição defensiva - 28%

Bola parada aérea - 19%

Bola perdida na defesa - 10%

Falta direta - 7%