Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Atlético-MG

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de um início de temporada muito conturbado, o Atlético se acertou sob o comando de Cuca. O clube deu pinta que disputaria o título do último Brasileirão com Jorge Sampaoli e um ótimo elenco, mas decepcionou na sequência e não brigou de fato pelo caneco que não vem desde 1971. Não completar esse tabu cinquentenário é o objetivo. E há condições para isso.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Galo vem forte com Hulk e Nacho Fernandez
Imagem: Rodrigo Coutinho

Além de manter a base do plantel do ano passado, o Galo conseguiu duas contratações de peso. O meia Nacho Fernandez e o atacante Hulk podem fazer a diferença. O primeiro entrega criatividade e inteligência com sua canhotinha fiada. O segundo, agora jogando no centro do ataque, se impõe fisicamente e possui finalização qualificada, além de nível hierárquico mediante os zagueiros rivais.

O time vem ganhando a cara daquilo que Cuca mais apresentou ao longo de sua carreira. Intensidade com a bola, liberdade de movimentação a meias e atacantes, e pressões rápidas ao perder a posse no campo rival. Defensivamente marca por encaixes e perseguições, o que pode expor a fragilidade de alguns atletas para esse tipo de modelo. Algo que o treinador precisa ter atenção contra adversários mais poderosos.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O time-base do Galo neste momento da temporada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O nível técnico baixo de sua chave na Libertadores e o Campeonato Mineiro aquém daquilo que o clube necessitaria, acabaram ajudando na evolução do time. Isso deu tranquilidade, mas a saída de bola necessita de movimentos mais bem organizados quando o oponente adianta as linhas, e a ocupação de espaços por vezes é confusa no campo rival. Fatores a serem aprimorados.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
No detalhe, Hulk saindo da área, movimento que faz constantemente, abrindo espaço para as infiltrações de Nacho, Keno, e Tchê Tchê. Arana e Savarino abertos. Essa mobilidade é a tônica do ataque do Galo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Certo mesmo é a quantidade de peças disponíveis para Cuca. É o elenco mais equilibrado do país. Dispõe de jogadores de qualidade no banco e alguns com características específicas, capacidade para mudar a cara de um jogo. Isso costuma ser determinante em competições por pontos corridos. Keno e Savarino dão muita agressividade a partir das pontas. Arana e Alonso seguem em ótima fase. Tchê Tchê e Jair devem formar uma boa dupla para dar respaldo a Nacho no centro do campo.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 31%

Contra-ataque - 28%

Bola aérea/parada - 16%

Bola roubada/recuperada no ataque - 14%

Falta direta - 9%

Fase ofensiva/ataque direto - 2%

Como leva os gols

Bola perdida na defesa - 46%

Bola parada/aérea - 18%

Fase defensiva - 18%

Transição defensiva - 18%