Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Athletico

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Das 20 equipes que disputam o Brasileirão 2021, o Athlético Paranaense é, ao lado do Palmeiras, certamente a mais ''adaptável'' da competição. Isto é, consegue se comportar com prioridade ofensiva ou defensiva de acordo com a demanda. Logicamente, até pelos poucos jogos disputados na temporada, pois joga a maioria das partidas do Estadual com o time sub-23, precisa evoluir em diferentes aspectos. Vejamos abaixo!

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Athlético segue contando com a qualidade de Nikão
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Furacão manteve Paulo Autuori em sua comissão. É o diretor técnico. Tem trabalhado no banco de reservas durante os jogos, ao lado do técnico português Antônio Oliveira, de apenas 38 anos, que até o ano passado era seu auxiliar. Ou seja, a filosofia não sofreu grandes transformações. E isso possibilita diferentes mecanismos no time. Depende muito das características dos titulares escolhidos.

É provável, portanto, vermos o Athlético jogando de forma mais reativa como visitante. Tendo Carlos Eduardo e Vitinho pelas pontas. Jogadores de muita velocidade e boa transição. Nikão pode atuar partindo do lado direito na Arena da Baixada, abrindo o corredor para Khellven. Se Erick for o escolhido para jogar na lateral, muda a forma de sair jogando. Com Richard entre os zagueiros e Erick entrando em diagonal para o meio, se posicionando como um volante no momento ofensivo.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O provável time-base do Furacão nas primeiras rodadas
Imagem: Rodrigo Coutinho

São muitas as variáveis testadas até aqui, e basicamente todas elas têm lógica ou funcionaram em determinado momento. O time precisa aprimorar a regularidade do ritmo que imprime em seus ataques. Quando consegue a vantagem no placar acaba perdendo intensidade nos movimentos e a troca de passes fica lenta, previsível, suscetível a contra-ataques rivais, o que tem feito sofrer mais que o normal.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
No detalhe, em amarelo, Richard fazendo a saída de bola entre os zagueiros, e Erick, em vermelho, entrando em diagonal pro meio, um lateral que vira 'volante'. Uma das variações do Furacão em fase ofensiva
Imagem: Rodrigo Coutinho

Em fase defensiva consegue manter a compactação e é agressivo na abordagem de marcação ao homem da bola. Richard, primeiro homem de meio-campo, vem tendo um belo entrosamento com Thiago Heleno e Pedro Henrique na zaga. Abner segue em evolução na lateral-esquerda, e o elenco ainda conta com a experiência de Jadson, que deve ser importante contra adversários mais retraídos em Curitiba.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 61%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 10%

Bola parada aérea - 10%

Contra-ataque - 10%

Fase ofensiva/ataque direto - 9%

Como leva os gols

Fase defensiva - 50%

Bola parada/aérea - 30%

Bola perdida na defesa - 20%