Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia da Série B 2021 - Vila Nova

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão da Série C em 2020, o Vila Nova chega para o Brasileirão da Série B um pouco abalado mentalmente. No último final de semana perdeu a decisão do Campeonato Goiano nos pênaltis, para o Grêmio Anápolis, e completou 16 anos sem uma conquista estadual. O principal objetivo de 2021, porém, é fazer boa figura na ''Segundona''.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Vila Nova do volante Arthur Rezende
Imagem: Rodrigo Coutinho

O clube contratou o brasileiro naturalizado japonês Wagner Lopes para comandar o time. Após uma sequência de resultados ruins e muita dificuldade na parte ofensiva, mandou embora o experiente Marcio Fernandes, que havia sido campeão na Série C. A equipe melhorou ofensivamente, mas precisa resolver questões coletivas e individuais para ser mais efetivo.

No lado individual, fazer com que algumas peças se aproximem de seus melhores níveis. Na véspera da 1ª rodada o clube anunciou a saída de Alan Mineiro, maior ídolo do Vila desde 2017. O lateral-direito Celsinho, titular e líder de assistências, foi outro a deixar o elencoi. Foi para o CRB. O zagueriro Nilson Junior também teve o seu contrato rescindido. O clima é de indefinição.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O time-base do Vila Nova para iniciar a Série B, já sem Alan Mineiro e Celsinho
Imagem: Rodrigo Coutinho

Na parte coletiva, o principal desafio do Tigrão é aumentar a letalidade. Mesmo buscando mais a bola do que os rivais em muitos jogos, acaba sendo perigoso de maneira constante em contra-ataques, principalmente acionando Kelvin, que vem bem pela ponta esquerda. Em fase ofensiva, precisa ganhar mais velocidade na circulação da bola. O volante Arthur Rezende é quem faz o time ''andar'' em campo. Muitas vezes recuando na linha dos defensores em uma saída sustentada com quatro, e liberando o lateral-esquerdo Willian Formiga.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Arthur Rezende se alinhando aos zagueiros e ao lateral contrário para fazer a saída de bola, movimento que libera Willian Formiga. Volante tem qualidade no passe e visão de jogo
Imagem: Rodrigo Coutinho

João Pedro, que deve ser o meia-central titular, flutua nas costas dos volantes adversários. Dudu fica um pouco mais preso do que Arthur, e os laterais se projetam sempre em equilíbrio de ocupação de espaços com os pontas. Pedro Bambu costuma abrir o corredor para Celsinho. Já Kelvin fica bem aberto e Formiga dá um suporte por dentro. Defensivamente o time é compacto, mas falta um pouco mais de agressividade na abordagem de marcação e as coberturas na última linha são irregulares. Por vezes não funcionam.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 32%

Contra-ataque - 24%

Bola parada aérea - 20%

Fase ofensiva/ataque direto - 20%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 4%

Como leva os gols

Fase defensiva - 58%

Bola parada aérea - 33%

Transição defensiva - 9%