Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia da Série B 2021 - Vasco

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Será a quarta vez do Vasco na Série B nos últimos 12 anos. O dado é alarmante e serve para concluir o quão nocivas as últimas administrações foram para o clube. Infelizmente passou a ser normal ver o Cruzmaltino cair, algo que a nova direção, a comissão técnica comandada por Marcelo Cabo, e os jogadores tentarão mudar. E o time tem condições. É certamente o melhor plantel da competição.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Vasco segue tendo German Cano como homem-gol
Imagem: Rodrigo Coutinho

O clube ainda busca se recuperar financeiramente. Aos poucos vai ajustando a sua vida. Dentro de campo terá uma equipe que buscará se impor mediante os adversários a partir da posse de bola e da marcação adiantada em grande parte dos jogos. Mesmo sem alcançar as semifinais do Campeonato Carioca, o time conseguiu evoluir e teve como grande marco da temporada uma vitória de 3x1 sobre o arquirrival e poderoso Flamengo.

Cabo fez um bom trabalho no Atlético Goianiense, na Série A, e conhece a Série B de outras temporadas. Isso também é um ganho para um clube que terá que lidar com a obrigatoriedade não só de subir, mas de ser protagonista no campeonato. Mesmo com alguns atletas longe de sua melhor forma técnica ou física em comparação a outros momentos da carreira, o Vasco ainda tem qualidade superior a qualquer outro time da 2ª divisão.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O provável time-base do Vasco para o início da Série B
Imagem: Rodrigo Coutinho

Trabalha com aproximação e passes curtos para criar. Geralmente faz a saída ''a três'' com Andrey entre os zagueiros ou um pouco a frente deles. Léo Matos explora o corredor pela direita e o ponta do setor flutua um pouco pro meio. Já Zeca, o outro lateral, costuma atacar em diagonal pro meio, auxiliando Garlaza e Andrey na articulação, deixando a amplitude para o ótimo Gabriel Pec. Marquinhos Gabriel e Cano devem ser os titulares pelo centro do ataque.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Vasco ocupando bem os espaços ao atacar. Na esquerda, Zeca e Gabriel Pec revezam entre flutuar para o meio e dar amplitude. Garlaza ganha mais liberdade do que Andrey, e Marquinhos Gabriel joga bem próximo de Cano
Imagem: Rodrigo Coutinho

Morato costuma jogar pela direita, mas pode substituir Marquinhos pelo meio, abrindo espaço para Léo Jabá no time. Bruno Gomes, Cayo Tenório, Miranda, MT, Juninho e Figueiredo são bons valores oriundos da base. Defensivamente o time tem problemas na bola parada aérea, e precisa proteger melhor a área quando está mais postado. Costuma fazer boas transições. É competitivo.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 52%

Contra-ataque - 18%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 14%

Bola parada aérea - 12%

Falta direta - 4%

Como leva os gols

Bola parada aérea - 48%

Fase defensiva - 42%

Transição defensiva - 5%

Bola perdida na defesa - 5%