Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia da Série B 2021 - Confiança

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Confiança passou 27 anos buscando chegar na Série B do Campeonato Brasileiro. Conseguiu o acesso em 2019 e se manteve entre os 40 principais clubes do país. A 15ª colocação do ano passado alcançou o objetivo traçado. O técnico Daniel Paulista foi importante no processo. Assumiu o time na 10ª rodada, com apenas uma vitória em nove jogos, na zona de rebaixamento, e melhorou o desempenho. Em 2021, porém, a coisa mudou de figura. E após três eliminações ele foi demitido. Rodrigo Santana assumiu o lugar.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Willians Santana é um dos jogadores mais experientes do Confiança
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Dragão do Bairro Industrial segue a proposta de ter técnicos jovens. Rodrigo tem 38 anos, um a menos que Daniel, e vem de trabalhos ruins no Coritiba e no Avaí. Na base do Atlético Mineiro se destacou e teve bom início como interino nos profissionais do Galo, em 2019. Anteriormente já havia feito bom trabalho na URT e no Uberaba. Não comandou o time em nenhum jogo antes do início da Série B. Vai estrear contra o Cruzeiro, na 1ª rodada.

Desta forma é difícil explicar algo que ainda não aconteceu. Podemos pegar referências dos últimos trabalhos, mas elas são bem diversas. Já montou times mais ofensivos ou preparados para jogar em contra-ataque. Em sua entrevista de apresentação, disse que prefere que suas equipes dominem a posse de bola e tomem a iniciativa de atacar, mas que iria colocar em prática aquilo que mais encaixasse com os principais jogadores do elenco.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Provável time-base do Confiança para o início do Brasileirão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Com Daniel Paulista, o Sergipe apostava bastante no jogo direto. Fazia ligações em bolas longas para o ataque, mirando uma referência ofensiva e lutava pela ''segunda bola'' para resolver rapidamente as jogadas no terço final do campo. É bem provável que a equipe de Aracaju se proteja mais inicialmente, jogue em contra-ataques. Possui jogadores com capacidade para atacar espaços nas costas das defesas adversárias. Luidy, atacante contratado após boa passagem pelo CRB, é um deles.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Destacado em amarelo o alvo da ligação direta. Neste caso, o lateral Leandro Silva, jogada muito usual do Confiança com Daniel Paulista. Vejam como os demais jogadores se aproximam e se movimentam para ganhar a ''segunda bola''
Imagem: Rodrigo Coutinho

A pior notícia possível para o Brasileirão se concretizou. O meia Bruninho, que pertence ao Atlético/MG, foi para o Juventude. O clube busca se reforçar para elevar o nível do elenco. Robinho, atacante de destaque em boa parte do 1º semestre e líder de assistências, segue lesionado. Neto Berola deve ganhar espaço. Na frente, a briga entre Willians Santana, Cristiano e Lucas Barcelos promete ser boa.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 34%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 22%

Contra-ataque - 16%

Bola parada aérea - 16%

Fase ofensiva/ataque direto - 12%

Como leva os gols

Fase defensiva - 50%

Bola parada aérea - 24%

Bola perdida na defesa - 13%

Transição defensiva - 13%