Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia da Série B 2021 - Brusque

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O estreante da vez na Série B é o Brusque! Clube fundado na cidade a 120 km de Florianópolis em 1987, o quadricolor vem conquistando o seu espaço no cenário nacional nos últimos anos. Tem um orçamento bem modesto, estrutura pequena em comparação a quase todos os outros times da competição, mas conseguiu montar um elenco equilibrado. Com alguns destaques interessantes e um coletivo bem arregimentado pelo técnico Jerson Testoni.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Brusque de Thiago Alagoano
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jerson é o treinador mais longevo do país nas Séries A e B neste momento. Isso já dá uma dimensão da sequência do trabalho e do quanto pode potencializar alguns atletas. O principal deles é o meia-atacante Thiago Alagoano. Aos 31 anos, ele vive a sua terceira temporada no clube, e mais uma vez se destaca balançando as redes. Parte de um posicionamento por trás do centroavante, mas chega na área constantemente. O problema é quem fará companhia a ele no ataque. Junior Pirambu não teve seu empréstimo renovado com o Londrina e Bruno Mota deixou o clube. Fio deve ser improvisado.

Este é o principal movimento ofensivo do Brusque, que deve assumir um caráter reativo na maioria dos jogos da Série B. Atuando em casa ou diante de adversários mais limitados, o time deve se soltar um pouco. Precisa, porém, circular a bola com mais velocidade em fase ofensiva. Por vezes falta mobilidade e dinâmica para gerar espaços em defesas fechadas. A ligação direta é uma alternativa, mas não o plano inicial.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O time-base do Brusque, já sem Junior Pirambu
Imagem: Rodrigo Coutinho

Os laterais participam bastante no terço ofensivo. À medida que sobem ao ataque, os pontas entram em diagonal na direção da área ou se colocam para tabelar, abrem o corredor para eles. Airton cruza muito bem e Toty chega com força ao fundo. Olho no potencial de contra-ataque de Mauricio Garcez e Bruno Alves, jogadores preparados para o modelo da equipe. Marcam e puxam a transição ofensiva.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Na imagem vemos a movimentação de Thiago Alagoano, se alinhando ao centroavante e aos pontas. Ataca constantemente a profundidade
Imagem: Rodrigo Coutinho

Defensivamente o time costuma ter compactação e protege bem os espaços, principalmente a área. A dupla Ianson e Everton Alemão não tem tanta mobilidade, mas jogam protegidos e se destacam sobretudo na bola aérea. O volante Zé Mateus oferece boa dinâmica no meio-campo. É ele quem mais se aproxima dos zagueiros para iniciar os ataques. O Brusque pode surpreender. Dificilmente brigará pelo acesso, mas tem condições de fazer uma competição tranquila.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 50%

Contra-ataque - 18%

Bola parada aérea - 18%

Fase ofensiva/ataque direto - 9%

Falta direta - 5%

Como leva os gols

Fase defensiva - 38%

Bola perdida na defesa - 23%

Bola parada aérea - 23%

Transição defensiva - 16%