Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia da Série B 2021 - Brasil de Pelotas

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dono de um dos orçamentos mais baixos da Série B, o Brasil de Pelotas vai para a sua sexta 2ª divisão seguida. O clube chegou na oitava colocação em 2017, mas depois disso amargou posições na ''segunda página'' da tabela. Não fez um bom Campeonato Gaúcho, ficou apenas na nona colocação, e tem mais derrotas que vitórias na temporada. De quebra, perdeu seu artilheiro no ano. O cenário não é animador.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Brasil de Pelotas do meia-atacante Netto
Imagem: Rodrigo Coutinho

O técnico Claudio Tencati, que assumiu o Xavante no 2º turno da última Série B e conseguiu melhorar os resultados do time, mantém um discurso otimista. Ele recebeu mais de dez reforços nas últimas semanas. Nenhum deles, porém, causa tanto ânimo ou esperança de mudar realmente o nível técnico do elenco. A ''cara nova'' mais conhecida é a do volante Denilson, ex-São Paulo, Arsenal e Cruzeiro, que chega depois de passagem frustrante pelo futebol de Malta.

O trunfo certamente será o sistema defensivo. O Brasil deve assumir uma estratégia reativa na maioria dos jogos. É desta forma que tem sobrevivido na Série B. Nega espaços aos rivais e tenta resolver nos contra-ataques. Paulo Victor, Jarro, Matheuzinho e Netto podem ser acionados desta forma. Junior Viçosa terá sequência como titular substituindo Bruno Paraíba, que fez três gols e se destacou no Gauchão.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Provável time-base do Brasil para iniciar a Série B
Imagem: Rodrigo Coutinho

Outros titulares do Estadual que saíram foram o lateral-direito André Krobel e o volante Everton Dias. O time sofreu bastante nas bolas paradas aéreas. A maioria dos gols sofridos até agora aconteceu desta forma. Tencati varia a montagem da equipe entre o 4-4-2 e o 3-4-3. Define geralmente a partir do ''espelhamento tático'' com a equipe adversária. Como utiliza o sistema de encaixes e perseguições para marcar, tenta gerar sempre superioridade defensiva nos setores.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os encaixes de marcação do Brasil de Pelotas. A meta de cada defensor é acompanhar os adversários por um espaço determinado e impedí-los de progredir com a bola
Imagem: Rodrigo Coutinho

Com a bola, o desempenho da equipe foi sofrível no Estadual. Média inferior a um gol por jogo e pouca intensidade ofensiva. Distanciamento entre as peças e pouco repertório. Provavelmente fará ligações diretas como forma de causar danos aos rivais. Junior Viçosa sabe receber este tipo de jogada. O volante Rômulo tem qualidade e pode se destacar em sua primeira Série B no time de Pelotas.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 37%

Contra-ataque - 25%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 19%

Bola parada aérea - 19%

Como leva os gols

Bola parada aérea - 41%

Fase defensiva - 33%

Transição defensiva - 26%

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL