Topo

Rodrigo Coutinho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Clubes pequenos têm acesso a estatísticas completas no Carioca 2021

Colunista do UOL

04/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As comissões técnicas dos clubes pequenos do Rio de Janeiro contam agora com um importante auxílio para avaliarem o desempenho de suas equipes. Estreou nesta 1ª rodada a coleta de dados e estatísticas dos jogos de todos os times da 1ª divisão do Campeonato Carioca 2021. A novidade foi possibilitada a partir de uma parceria da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro com a Sportsview, agência parceira da entidade na organização da competição, e a Footstats, especialista em estatísticas.

O suporte atende aos 12 clubes, mas é relevante num cenário de clubes de menos investimento. Nem todos possuem receita para montar departamentos de análise de desempenho e scout. A ferramenta acrescenta uma parte importante nesse contexto. Em tempo real, scouts de todas as partidas estão à disposição dos interessados, assim como informações individualizadas de cada jogador, números do próprio time, do adversário e média do campeonato. Mapas de calor, passes, finalizações, desarmes, cruzamentos, lançamentos, interceptações, dribles, viradas de jogo e posse de bola são alguns dos pontos fornecidos.

O serviço, comum e de fácil acesso na internet em competições maiores, não era feito em todos jogos até esta edição do Campeonato Carioca. Os torcedores também podem ter acesso através dos perfis oficiais do Campeonato Carioca nas redes sociais e no site www.footsats.com.br