Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Briga quente pela Libertadores! Os trunfos dos postulantes à última vaga

Colunista do UOL

12/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A farta distribuição de vagas na cada vez mais política Libertadores, e o fato de Palmeiras e Grêmio, integrantes dos sete primeiros colocados no Brasileirão decidirem a Copa do Brasil, geraram uma situação inédita neste Campeonato Nacional. A três rodadas do fim da competição, seis clubes disputam efetivamente o posto restante no maior torneio das Américas.

Corinthians, Red Bull Bragantino, Athlético Paranaense, Santos, Ceará e Atlético Goianiense possuem chances maiores e menores de acordo com a pontuação, próximos jogos e características dos times. Vamos tentar entender o que cada uma dessas equipes tem de bom e de ruim nesta corrida.

01 - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Gustavo Silva, o Mosquito, comemora belo gol marcado pelo Corinthians sobre o Athletico
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Corinthians

É o time mais bem colocado. Se o campeonato terminasse hoje entraria na Pré-Libertadores e ainda tem um jogo a menos. Teve um crescimento grande e inesperado sob o comando de Vagner Mancini. Além de ser um time mais sólido defensivamente em comparação à primeira metade do campeonato, evoluiu ofensivamente, consolidando um time-base e tendo diversos jogadores em subida de produção.

Num emparelhamento de desempenho com os outros cinco clubes, certamente só está abaixo do Red Bull Bragantino no 2º turno. O que pode pesar contra é a tabela. Enfrenta o líder Internacional e o vice-líder Flamengo fora de casa. Tem o clássico contra o Santos na Vila e recebe o Vasco, desesperado contra o rebaixamento. Jogos duríssimos, mas que o time já demonstrou poder suportar

Red Bull Bragantino

02 - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Ytalo e Claudinho comemoram gol do Red Bull Bragantino em jogo contra o Atlético-GO
Imagem: Diogo Reis/AGIF

A equipe de Mauricio Barbieri e Claudinho faz a terceira melhor campanha do 2º turno do Brasileirão. Está um ponto atrás do Corinthians e tem uma tabela teoricamente mais tranquila. Encara o Sport, na Ilha do Retiro, na próxima segunda-feira. Mesmo ainda ameaçado de rebaixamento, o rubro-negro abriu quatro pontos do Z4 e diminuiu seu desespero, o que pode ajudar o Massa Bruta.

Depois pega o Goiás, também fora de casa, e recebe o Grêmio em Bragança Paulista. Há uma forte tendência desses dois últimos adversários já chegarem nos duelos com suas vidas definidas. Se o Esmeraldino perder para o Botafogo, e Vasco ou Fortaleza vencerem seus jogos do final de semana, o Goiás encara o Bragantino já rebaixado. É, sem dúvidas, o time mais organizado entre os seis postulantes.

Athlético Paranaense

03 - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Athletico comemoram gol sobre o Corinthians em jogo do Brasileirão 2020
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Assim como Bragantino e Corinthians faz uma campanha de recuperação no 2º turno. É o quinto melhor nesta parte do campeonato. O trabalho de Paulo Autuori gerou frutos com subidas de produção na defesa, com o ganho de mais intensidade para pressionar a bola e compactação entre os setores. E no ataque, com Nikão em funções diferentes e a crescente de Fernando Canesin, Abner e Carlos Eduardo.

Faz um confronto basicamente direto com o Atlético Goianiense neste final de semana. Quem perder deve dar adeus a disputa. Um empate seria ruim para ambos. Por jogar em casa terá que tomar a iniciativa de atacar, e vem mostrando potencial para isso. Depois pega um Grêmio totalmente envolvido na final da Copa do Brasil e recebe o Sport em Curitiba. Se superar o confronto direto, a tabela é muito acessível.

Santos

04 - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Cuca e Marinho no treino do Santos no CT Rei Pelé (09/02/2021)
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Talvez a maior incógnita dos seis candidatos. Depois do vice na Libertadores perdeu Lucas Veríssimo e Diego Pituca, peças importantíssimas do time. Sabe-se também que Cuca não seguirá no clube, o que inegavelmente acaba atrapalhando o foco nas últimas partidas. A expectativa é pela recuperação física de Marinho, de fora nas rodadas recentes. Possui um jogo a menos, mas é o clássico diante do Corinthians, que vive fase melhor.

O nível de enfrentamento dos demais adversários é acessível. O Coritiba deve ser rebaixado neste final de semana e o Bahia é outro adversário entre os integrantes do Z4. É provável que ainda esteja lutando para ficar na Série A na última rodada, o que pode complicar o jogo. O outro oponente é o Fluminense. Time organizado, mas que já deve chegar ao duelo com vaga garantida na Libertadores. É primordial para o Peixe retomar um desempenho competitivo para ter condições de lutar.

Ceará

05 - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Léo Chu desarma Tiago Volpi em partida entre São Paulo e Ceará
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Não tem uma pontuação tão alta, mas certamente possui a tabela mais ''tranquila'' das seis equipes. O próximo adversário é o Fluminense em casa, que está praticamente garantido na Libertadores, e depois encara Coritiba, fora de casa, e Botafogo, no Castelão. Provavelmente dois rebaixados nas duas últimas rodadas. E mais. O Ceará tem uma estrutura de jogo bem desenvolvida.

Talvez o que pese contra é justamente a obrigatoriedade de tomar a iniciativa de atacar. O Vozão se sente mais confortável quando o adversário tem mais a bola e gera espaços naturalmente para o contra-ataque. É provável que o Fluminense ''espere'' o Ceará. E perder pontos nesta partida pode ser fatal. O empate diante do São Paulo manteve o alvinegro vivo.

Atlético Goianiense

06 - Reprodução - Reprodução
Matheus Vargas, meia do Dragão
Imagem: Reprodução

Talvez seja o grande azarão desta disputa. Apontado como candidato ao rebaixamento por dez entre dez pessoas antes do campeonato começar, o Dragão conseguiu fazer um Brasileirão competitivo, mesmo perdendo Vagner Mancini no meio da temporada e demorando a definir Marcelo Cabo como seu substituto. O técnico carioca fortaleceu o coletivo rubro-negro e chegou ao principal objetivo do ano: manter-se na Série A.

Ganhou como prêmio a oportunidade de sonhar com uma histórica vaga na Libertadores, mas as chances são bem reduzidas. A começar pelo confronto direto contra o Athlético Paranaense fora de casa, neste domingo. Se perder ou empatar, a situação fica quase impossível. Depois pega o Palmeiras, provavelmente reserva, no Allianz Parque, e encerra a Série A contra o virtual rebaixado Coritiba, em Goiânia. Vencer o Furacão é primordial para seguir sonhando.