Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Del Valle conquista o bi da Sul-Americana e volta a castigar os brasileiros

Jogadores do Independiente del Valle comemoram gol sobre o São Paulo na final da Copa Sul-Americana - Marcelo Endelli/Getty Images
Jogadores do Independiente del Valle comemoram gol sobre o São Paulo na final da Copa Sul-Americana Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Colunista do UOL

01/10/2022 18h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Independiente del Valle, do Equador, venceu o São Paulo por 2 x 0 na final da Copa Sul-Americana 2022, disputada neste sábado (1), em Córdoba, na Argentina, e conquistou o bi da competição.

Com gols dos argentinos Lautaro Díaz, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Faravelli, aos 22 minutos da etapa final, o time equatoriano voltou a conquistar um título sul-americano, três anos depois de vencer a Sul-Americana, em 2019, quando bateu o Colón, da Argentina, na final.

O técnico do Del Valle, o argentino Martín Anselmi, de 37 anos, que foi assistente do espanhol Miguel Ángel Ramírez, no título de 2019, levou a melhor sobre Rogério Ceni e garantiu mais uma conquista pelo clube equatoriano, que está na final da Recopa Sul-Americana de 2023.

Clube que fez sua estreia em torneios sul-americanos em 2013, o Independiente del Valle voltou a castigar um time brasileiro. Em 2019, o clube de Sangolquí eliminou o Corinthians na final da Copa Sul-Americana. Em 2021, tirou o Grêmio na 3ª Fase preliminar da Libertadores, causando a demissão do técnico Renato Gaúcho. Agora, venceu o São Paulo na final da Sul-Americana.

Em 21 jogos contra times brasileiros em torneios sul-americanos, o Del Valle tem agora 9 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, com 20 gols marcados e 21 gols sofridos. Atuando em casa, conseguiu 4 vitórias, 3 empates e sofreu duas derrotas e aplicou uma sonora goleada de 5 x 0 sobre o Flamengo, em 2020.

Na final deste sábado, o Del Valle surpreendeu o São Paulo no início da partida, com o centroavante Lautaro Díaz, que teve sua primeira chance aos 11 minutos. Pouco depois, aos 14, abriu o placar com um excelente passe de Faravelli. Em seguida, teve a oportunidade de ampliar, com Junior Sornoza, ex-Fluminense e Corinthians, que acertou a trave de Felipe Alves.

No primeiro tempo, segundo as estatísticas do SofaScore, o Del Valle deu 6 finalizações contra 4 do São Paulo. No total, o time equatoriano deu 10 finalizações, sendo 6 certas, contra 9 do São Paulo (5 certas). Vice-campeão da Libertadores em 2016, campeão da Sul-Americana em 2019 e 2022 e campeão equatoriano em 2021, o Del Valle vai se afirmando cada vez mais como um dos clubes mais vencedores da América do Sul nos últimos anos, mostrando que não é uma zebra. Principalmente contra os brasileiros.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter