Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corinthians leva vantagem sobre o Fluminense nos duelos de mata-matas

Pedrinho, durante partida entre Corinthians e Fluminense - Daniel Vorley/AGIF
Pedrinho, durante partida entre Corinthians e Fluminense Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corinthians e Fluminense vão se enfrentar pela semifinal da Copa do Brasil 2022 e pela sétima vez se encontrarão num duelo de mata-mata. Até aqui, foram cinco vitórias do Corinthians e apenas uma do Flu em disputas eliminatórias de torneios oficiais.

O primeiro mata-mata entre eles aconteceu na semifinal do Brasileirão de 1976, que foi disputada em um único jogo, no Maracanã. Naquele dia 5 de dezembro, a partida ficou marcada pela Invasão Corintiana. Dos 146 mil torcedores daquele jogo, calcula-se que mais da metade era de corintianos. No jogo, depois do empate por 1 a 1, o Corinthians venceu nos pênaltis e se classificou para a final — acabou sendo vice-campeão ao perder a final para o Inter.

Depois disso, os clubes voltaram a se enfrentar numa semifinal de Brasileiro oito anos depois. Em 1984, o Flu, de Romerito, Branco, Ricardo Gomes, Washington e Assis venceu o Corinthians de Sócrates, Casagrande, Biro-Biro, Zenon, Carlos, Edson, Juninho e Wladimir. No primeiro jogo, no Morumbi, o Tricolor venceu por 2 a 0, diante de 90 mil torcedores. Na volta, no Maracanã, diante de 118 mil torcedores, houve empate por 0 a 0. Naquele ano, o Flu foi campeão brasileiro.

Em 2002, Corinthians e Fluminense se enfrentaram pela terceira vez numa semifinal de Brasileirão. No jogo de ida, o Flu venceu por 1 a 0, gol de Romário. Na volta, o Corinthians ganhou de 3 a 2, com um gol de Gil e dois de Guilherme, contra dois de Roni, e ficou com a vaga na final por ter feito melhor campanha na primeira fase. Porém, acabou sendo vice depois ao perder a final para o Santos.

Depois disso, as duas equipes se enfrentaram duas vezes na Copa do Brasil. Em 2009, o Corinthians, de Ronaldo, passou pelo Flu nas quartas de final. No jogo de ida, no Pacaembu, vitória corintiana por 1 a 0, gol de Dentinho. Na volta, no Maracanã, houve empate por 2 a 2, com gols de Alan e Thiago Neves, para o Flu, e Chicão e Jorge Henrique, para o Corinthians, que terminou como campeão daquela edição.

Já nas oitavas da Copa do Brasil de 2016, o Corinthians também levou a melhor. Depois do 1 a 1 no jogo de ida, no Rio, o Timão garantiu a vaga com a vitória por 1 a 0 no jogo de volta, já na Neo Química Arena, com gol de Rodriguinho. Por último, os times se enfrentaram na Copa Sul-Americana de 2019, nas quartas de final. No jogo de ida, em São Paulo, empataram por 0 a 0. Na volta, no Maracanã, novo empate, mas por 1 a 1, e o Corinthians avançou pelo gol fora, marcado por Pedrinho, hoje jogador do Atlético-MG.

Recentemente, os dois clubes aplicaram grandes goleadas em confrontos pelo Brasileirão. Em 2021, o Corinthians ganhou por 5 a 0 em Itaquera, em uma das maiores derrotas do Tricolor na história da competição. Já no 1º turno do Brasileirão de 2022, o Flu deu o troco e ganhou por 4 a 0 sobre os reservas do Corinthians, no jogo que marcou o último gol de Fred com a camisa tricolor.

Na história do duelo, o equilíbrio é bem grande, com uma leve vantagem tricolor. Em 116 jogos, foram 41 vitórias do Corinthians, 33 empates, 42 vitórias do Flu, 151 gols do Corinthians e 149 gols do Flu. Em 1952, os dois times fizeram a final da Copa Rio, um torneio de clubes considerado para alguns como o Mundial de Clubes da época. O Flu venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e ficou com a taça após o empate por 2 a 2 no jogo de volta.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Fluminense e Corinthians jogaram pela semifinal do Brasileirão de 1976 em 5 de dezembro, e não em 5 de novembro. O erro foi corrigido.