Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians vai precisar quebrar tabus para avançar na Copa do Brasil

Jorginho e Du Queiroz brigam pela bola em Atlético-GO x Corinthians, partida da Copa do Brasil - Heber Gomes/AGIF
Jorginho e Du Queiroz brigam pela bola em Atlético-GO x Corinthians, partida da Copa do Brasil Imagem: Heber Gomes/AGIF

Colunista do UOL

17/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians entra em campo nesta quarta (17), contra o Atlético-GO, na Neo Química Arena precisando reverter a derrota de 2 a 0 para o time goiano no jogo de ida das quartas de final para poder avançar à semifinal da Copa do Brasil. Apesar de ter pela frente o penúltimo colocado do Brasileirão, o Corinthians vai ter que se superar muito para se classificar e seguir sonhando com um título nesta temporada de 2022.

Para eliminar o Atlético-GO, o Corinthians vai precisar de uma vitória por três gols de diferença ou vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para a disputa por pênaltis. Na história da Copa do Brasil, o Corinthians passou por essa situação — derrota por dois gols de diferença no jogo de ida — em sete oportunidades e conseguiu se classificar apenas uma vez. Em 2008, nas oitavas de final, levou de 3 a 1 do Goiás, em Goiânia, mas reverteu o placar em São Paulo com uma goleada por 4 a 0. Nas outras seis, acabou eliminado sem conseguir levar o jogo para a disputa por pênaltis.

Na temporada 2022, o Corinthians, em 51 jogos, marcou apenas 59 gols (média de 1,16 por partida). Com Vítor Pereira, a média é menor ainda (1,09 — 47 gols em 43 jogos). Nos últimos seis jogos, foram apenas dois gols marcados, contra Botafogo e Avaí. No ataque, uma das esperanças de gols do time alvinegro, o centroavante Yuri Alberto, recém-contratado, ainda não marcou gol pelo Corinthians. Em oito jogos, passou em branco em todos e deu apenas duas finalizações certas. Mantuan, que foi para o Zenit-RUS, em seu lugar, entrou nos últimos 14 minutos de jogo contra o CSKA Moscou e já marcou um gol.

Em mata-matas, o Corinthians também está devendo nesta temporada. No Paulistão, nas quartas de final, passou pelo Guarani, em Itaquera, com um suado empate por 1 a 1 e uma vitória nos pênaltis. Depois, na semifinal, caiu para o São Paulo, no Morumbi, com uma derrota por 2 a 1. Na Libertadores, passou pelo Boca Juniors, nas oitavas de final, com dois empates por 0 a 0, e uma vitória nos pênaltis. Depois, caiu para o Flamengo com duas derrotas (0 a 2 e 0 a 1), sem marcar gol.

Na Copa do Brasil, eliminou a Portuguesa-RJ, da Série D, com um empate (1 a 1), na ida, e uma vitória por 2 a 0 em Itaquera. Contra o Santos, nas oitavas de final, conseguiu uma de suas poucas goleadas na temporada, vencendo por 4 a 0 na ida. Na volta, perdeu por 1 a 0 na Vila Belmiro. Já contra o Atlético Goianiense, perdeu a ida das quartas, em Goiânia, por 2 a 0. Em oito duelos de mata-mata, o Corinthians marcou só nove gols e venceu só um por mais de dois gols de diferença.

Na temporada, além dos 4 a 0 sobre o Santos, em 51 jogos, o Corinthians ganhou outros três jogos por três gols de diferença (3 a 0 no Avaí no Brasileirão, 5 a 0 na Ponte Preta e 3 a 0 no São Bernardo, ambos pelo Paulistão), que é o que precisa nesta quarta-feira. Além disso, venceu apenas três jogos na Série A do Brasileirão por 2 gols de diferença (3 a 1 no Botafogo, 2 a 0 no Juventude e 3 a 1 no Coritiba).

Além disso, o Corinthians tem também números ruins contra o Atlético Goianiense. Em Itaquera, em quatro jogos disputados, o Corinthians não ganhou nenhuma vez nem marcou gols. Foram três vitórias do Atlético e um empate, com quatro gols do time goiano -- 1 a 0 no Brasileirão de 2017, 0 a 0 no Brasileirão de 2020, 0 a 1 no Brasileirão de 2021 e 0 a 2 na Copa do Brasil de 2021, quando foi eliminado para o rival de hoje na Terceira Fase.

Em São Paulo, em sete jogos entre as duas equipes, foram quatro vitórias do Atlético, dois empates e apenas uma do Corinthians, por 3 a 0, no Brasileirão de 2011. Em 2010, o Atlético venceu o Corinthians por 4 a 3, no Pacaembu, pela 29ª rodada, derrubando o técnico Adílson Batista, e afastando o Corinthians do título Brasileiro daquele ano.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL