Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians goleia, convence e avança, mas terá trabalho contra Fluminense

Yuri Alberto, do Corinthians, comemora um dos seus três gols contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Yuri Alberto, do Corinthians, comemora um dos seus três gols contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

17/08/2022 23h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de ser eliminado na Copa Libertadores e perder o clássico para o Palmeiras no Brasileirão, o Corinthians entrou pressionado contra o Atlético-GO, mas conseguiu um excelente resultado. Nesta quarta-feira (17), com ótimas atuações de Yuri Alberto (autor de três gols) e Renato Augusto (três assistências), o Corinthians goleou o Atlético-GO por 4 a 1, reverteu o placar de 2 a 0 do jogo de ida e garantiu sua classificação para a semifinal da Copa do Brasil após quatro anos — a última foi em 2018, ano em que foi vice-campeão.

Pressionando o time Goiano, do início ao fim do jogo, o Corinthians mostrou superioridade durante toda a partida e conseguiu finalmente se reencontrar com o gol. Agora, vai enfrentar o Fluminense, que empatou com o Fortaleza por 2 a 2 no Maracanã, por uma vaga na final. E vai ter bastante trabalho, já que o time de Fernando Diniz vem muito bem na temporada e já goleou o Corinthians por 4 a 0, pelo primeiro turno do Brasileirão.

No jogo desta quarta, o Corinthians conseguiu fazer tudo o que precisava. Com Fagner de volta ao time e Fábio Santos no lugar de Lucas Piton, Vítor Pereira pôs o time com Du Queiroz e Fausto Vera no setor de marcação e Renato Augusto na criação. No ataque, Róger Guedes e Adson jogaram abertos nas pontas e Yuri Alberto centralizado no ataque.

Com Fausto no lugar de Cantillo, o Corinthians ganhou muito na marcação, liberando Renato Augusto para organizar as jogadas de ataque. E foi com o seu camisa 8 que o Timão saiu na frente. Com um cruzamento perfeito, Renato deu a assistência para Gil abrir o placar aos 42 minutos do primeiro tempo. O gol, que tranquilizou o time, acabou premiando o bom primeiro tempo do Corinthians, que deu seis finalizações (uma ainda na trave com Róger Guedes) e não levou nenhum chute, segundo as estatísticas do SofaScore.

Embalado pelo gol, o Corinthians entrou no segundo tempo pressionando ainda mais o time goiano e logo aos 5 minutos chegou aos 2 a 0. Após lançamento de Adson, Róger Guedes tocou para Yuri Alberto marcar seu primeiro gol pelo Corinthians. Seis minutos depois, Renato Augusto bateu falta para direita e Yuri Alberto ampliou de cabeça. Em vantagem no confronto, o Corinthians ficou mais tranquilo em campo e chegou ao quarto gol aos 27 minutos, novamente com Yuri Alberto, que tocou com classe na saída do goleiro Renan, após passe de Renato Augusto.

No finalzinho da partida, o Atlético ainda descontou, com Wellington Rato, aos 43 minutos do segundo tempo, mas o jogo já estava definido. Depois de cair para o Atlético-GO em 2021 na Copa do Brasil, o Corinthians deu o troco no time goiano, passou com sobras numa vitória maiúscula e acabou com o mau retrospecto contra o Dragão. A vitória serviu também para acabar com uma sequência de quatro jogos sem vitória do Corinthians na temporada e para se recuperar da queda da Libertadores e da derrota para o Palmeiras no Brasileirão.

O Corinthians mostrou poder de reação, mas foi diante do penúltimo colocado do Brasileirão. Agora, terá pela frente o bom e ofensivo Fluminense de Fernando Diniz e do artilheiro Cano na semifinal. E se passar, poderá pegar novamente o Flamengo na decisão. Hoje foi dia de comemorar, mas ainda falta muito para o Corinthians reconquistar a Copa do Brasil após 13 anos.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter