Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arrancadas em anos de títulos dão esperanças ao Flamengo no Brasileirão

Gabigol comemora com a torcida do Flamengo seu gol, o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo - Gilvan de Souza / Flamengo
Gabigol comemora com a torcida do Flamengo seu gol, o segundo na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Colunista do UOL

08/08/2022 04h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A chegada do técnico Dorival Júnior colocou o Flamengo novamente na briga do Brasileirão. Na 10ª rodada, a última sob o comando do português Paulo Sousa, o rubro-negro estava na 14ª colocação, com apenas 40% de aproveitamento dos pontos.

Com Dorival Júnior, em 11 rodadas, o Flamengo conseguiu 8 vitórias, um aproveitamento de 72,7% dos pontos — superior ao de Abel Ferreira, líder do Brasileirão com 71,4%. Agora na 5ª colocação, o Flamengo vem de uma sequência de 5 vitórias seguidas no campeonato e encostou nos líderes da competição.

A diferença para para o líder Palmeiras, que também venceu seus últimos 5 jogos, é hoje de 9 pontos, sendo que os dois times vão se enfrentar daqui duas rodadas, na 23ª, em São Paulo.

Na história do Brasileirão por pontos corridos, o Flamengo conseguiu sair de situações parecidas a essa altura do campeonato para conseguir o título nas rodadas finais. Em 2009, na 21ª rodada, o Fla era apenas o 10º colocado, 11 pontos atrás do líder Palmeiras. Naquele ano, o time paulista, então dirigido por Muricy Ramalho, acabou perdendo a liderança e acabou na 5ª colocação.

Já em 2020, também na 21ª rodada, o Flamengo tinha os mesmos 36 pontos da atual campanha de 2022. Naquele ano, porém, o time era o 4º colocado no início do returno — hoje é o 5º colocado. Só que a diferença de pontos para o líder (São Paulo) era menor, de 7 pontos.

Tanto 2009, quanto em 2020, o Flamengo conseguiu pegar a liderança apenas na penúltima rodada do campeonato, antes de acabar como campeão. Em 2022, o rubro-negro teve como melhores colocações o 4º lugar na 2ª rodada e o 5º lugar nas duas últimas rodadas desse segundo turno.

A chance de título do Flamengo, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, é hoje de apenas 6%, mas vem crescendo a cada rodada. O Palmeiras, com 68%, segue com a maior probabilidade de ser campeão (68%), seguido por Corinthians (10%), Fluminense (8%) e Athletico-PR (7%).

A situação no Brasileirão para o Flamengo está bem difícil, já que o Palmeiras vem fazendo uma grande campanha (tem o melhor ataque, a melhor defesa, está invicto fora de casa e perdeu apenas dois jogos), mas não impossível. E o histórico mostra que vale a pena o rubro-negro sonhar.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter