Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo bate o Corinthians com sobras em Itaquera e já está na semifinal

Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Corinthians pela Libertadores - Alexandre Schneider/Getty Images
Gabigol comemora gol do Flamengo contra o Corinthians pela Libertadores Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Colunista do UOL

02/08/2022 23h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não deu nem graça para o Corinthians. O Flamengo venceu o Corinthians por 2 x 0, na Neo Química Arena, nesta terça-feira (2) e praticamente definiu sua classificação para a semifinal da Libertadores pela terceira vez nas últimas quatro edições.

Com gol de Arrascaeta, aos 37 minutos do 1º tempo, e Gabigol, aos 6 minutos do 2º tempo, o rubro-negro sobrou em Itaquera, não passou sufoco e só não marcou mais pois o time tirou o pé nos minutos finais. O placar, em si, não refletiu a superioridade do Flamengo em campo, diante de um abatido, desorganizado e pouco criativo Corinthians.

Com a vitória, o Flamengo chegou a 12 jogos sem derrota como visitante na Libertadores, alcançando a segunda maior série invicta na história da competição, atrás apenas do Palmeiras — que detém o recorde em andamento com 19 jogos. Com os dois gols, o Flamengo tem agora 25 gols na Libertadores 2022, em 9 jogos, contra apenas 5 gols do Corinthians.

Arrascaeta, que chegou ao 50º gol com a camisa do Flamengo, mostrou que vive uma grande fase e mais uma vez foi decisivo. Depois dos primeiros 20 minutos, quando o Corinthians acertou a marcação, o Flamengo cresceu em campo justamente com as jogadas de Arrascaeta.

Já Gabigol, que marcou seu 27º gol pelo Flamengo na Libertadores, tem agora 28 na história da competição e está a um gol de igualar o recorde de Luizão, o brasileiro com mais gols nos torneio sul-americano desde 1960.

O Corinthians, que começou o jogo com três volantes (Du Queiroz, Cantillo e Maycon), colocou Adson pela direita, Gustavo Mosquito pela esquerda e Yuri Alberto no ataque. Mas logo aos 18 minutos, Maycon saiu machucado, dando lugar ao volante argentino Fausto Vera, que fez sua estreia na competição. Mas a partir daí o Corinthians perdeu força, talvez até pelo cansaço pela forte marcação no início de jogo.

Depois disso, o que se viu foi o Flamengo sobrando em campo. O Corinthians passou a errar passes, não pressionou mais a saída de bola do time carioca e ficou sem poder de criação. No intervalo, Vítor Pereira colocou Giuliano e Róger Guedes nas vagas de Adson e Cantillo, mas o Corinthians piorou. Giuliano entrou mal, marcando pouco e errando passes. Já Róger Guedes, mais uma vez, jogou pra si.

Depois do segundo gol, o que se viu foi um festival de contra-ataques do Flamengo, que tocava a bola com enorme facilidade diante de um Corinthians entregue. Fim da invencibilidade de 21 jogos do Corinthians em Itaquera e também em casa sob o comando de VP.

Não deu para o Corinthians. Com apenas 5 gols marcados em 9 jogos nessa Libertadores, é quase impossível imaginar que o time consiga reverter o placar no Maracanã. Depois de perder para o Atlético-GO por 2 x 0 no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil na semana passada, o Corinthians vai dando adeus a mais um torneio.

Já o Flamengo pode começar a pensar já no vencedor de Vélez Sarsfield e Talleres. O Corinthians, que não vence fora de casa na Libertadores desde 2018, marcou só um gol fora de casa nessa Libertadores 2022. Missão impossível para a próxima quarta-feira.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter