Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com início arrasador, Felipão recoloca Furacão na briga por títulos

Felipão, do Athletico-PR, e Gustavo Gómez, do Palmeiras, se abraçam em jogo pelo Brasileirão - VICTOR MONTEIRO /W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Felipão, do Athletico-PR, e Gustavo Gómez, do Palmeiras, se abraçam em jogo pelo Brasileirão Imagem: VICTOR MONTEIRO /W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

04/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aos 73 anos, o técnico Luiz Felipe Scolari foi contratado pelo Athletico Paranaense para o lugar de Fábio Carille, demitido após 7 jogos no comando do clube.

Quando chegou, depois da 4ª rodada do Brasileirão, Felipão pegou o Furacão na 16ª posição do Brasileirão, com apenas 25% de aproveitamento. Na Libertadores, o time tinha acabado de levar de 5 x 0 do The Strongest, na Bolívia.

Depois de sua entrada, o Athletico mudou de patamar. Conseguiu duas vitórias na Libertadores (sobre o Libertad e o Caracas) e garantiu classificação para as oitavas de final. Na Copa do Brasil, despachou o Tocantonópolis com duas goleadas e largou na frente no jogo de ida das oitavas de final, fora de casa, batendo o Bahia por 2 x 1.

Já no Brasileirão, depois de estrear perdendo para o Fluminense por 2 x 1, na 6ª rodada, o time não foi mais derrotado. Em 9 jogos, conseguiu 6 vitórias e 3 empates, e pulou para a vice-liderança ao final da 15ª rodada.

Nesse sábado (2), bateu o Palmeiras, que jogou com seu time completo, por 2 x 0, fora de casa. Isso mesmo com vários desfalques, poupados para o jogo de volta contra o Libertad, nas oitavas de final da Libertadores.

Em 15 jogos pelo Athletico-PR, Felipão tem 11 vitórias, 3 empates e 1 derrota só. Não perde há 13 jogos. Seu aproveitamento é de 80% dos pontos. Nesse período, o time marcou 32 gols (mais de 2 por jogo) e sofreu apenas 12 (menos de 1 por jogo).

Na temporada 2022, sem Felipão, o Athletico-PR teve um aproveitamento de 46,9% dos pontos (10 vitórias, 8 empates e 9 derrotas em 27 jogos), marcou os mesmos 32 gols, mas 12 jogos a mais, e sofreu 32 gols (média de 1,19 contra 0,80 do time de Scolari).

Com as classificações bem encaminhas para as quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores e na vice-liderança do Brasileirão, Felipão conseguiu recolocar o Athletico Paranaense de volta na briga por títulos importantes. Campeão da Sul-Americana de 2021 e vice da Copa do Brasil, o time começou mal a temporada e já desacreditado para o segundo semestre. Com a chegada do volante Fernandinho, o time irá se fortalecer ainda mais. Esse Furacão de Felipão promete!

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter