Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Santos venceu apenas 1 dos últimos 12 jogos e liga sinal de alerta

Ricardo Goulart e Marcos Leonardo lamentam chance perdida na partida entre Santos e Banfield-ARG - GUILHERME DIONÍZIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Ricardo Goulart e Marcos Leonardo lamentam chance perdida na partida entre Santos e Banfield-ARG Imagem: GUILHERME DIONÍZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

03/07/2022 13h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Santos perdeu para o Flamengo por 2 x 1, na Vila Belmiro, neste sábado (2), chegou a 5 jogos sem vitória na temporada e a 6 jogos sem vencer em casa. O último triunfo do time na temporada foi contra o Juventude, fora de casa, pela 12ª rodada.

Na Vila, a última vitória foi em cima do La Calera, do Chile, no dia 19 de maio. Desde então, o Santos empatou com Ceará (0 x 0) e Banfield-ARG (1 x 1), perdeu para o Palmeiras (0 x 1), empatou com Inter (1 x 1) e Bragantino (2 x 2) e perdeu agora para o Flamengo (1 x 2).

Nos últimos 12 jogos, o Santos conseguiu apenas uma vitória (Juventude), empatou 8 jogos e venceu apenas 3. Foram 12 gols feitos e 16 gols sofridos. No Brasileirão, nos últimos 10 jogos, o Santos venceu somente um, empatou 6 e perdeu 3. Da vice-liderança na 5ª rodada, o Peixe caiu para o 9º lugar e possivelmente vai perder mais três ou quatro posições ao final da 15ª rodada.

href="https://www.instagram.com/futebol_em_numeros/" target="_blank">Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram href="https://twitter.com/rodolfo1975" target="_blank">Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Na temporada 2022, o Santos vem fazendo uma campanha ruim. Em 39 jogos, são apenas 12 vitórias (30,8%), 16 empates e 11 derrotas, com um aproveitamento de apenas 44,4% dos pontos. O desempenho é levemente superior ao de 2021 (44,3%), mas é uma das piores do clube no século, à frente apenas só de 2021.

A porcentagem de vitórias do clube na temporada (30,8%) é a pior desde 1991 (30,6%). Em 2021, foram 34,3% de vitórias.

Eliminado na primeira fase do Paulistão (brigando contra o rebaixamento), praticamente eliminado na Copa do Brasil (perdeu para o Corinthians por 4 x 0 no jogo de ida das oitavas), o Santos está ficando para trás no Brasileirão e vai depositar suas chances agora na Copa Sul-Americana.

Na próxima quarta-feira (6), o Santos recebe o Deportivo Táchira, da Venezuela, na Vila Belmiro, precisando de uma vitória simples para avançar às quartas de final e esperar o vencedor de Independiente del Valle-EQU e Lanús-ARG - o time equatoriano venceu na ida por 2 x 1.

No Brasileirão, com apenas 30% de aproveitamento nos últimos 10 jogos, o desempenho do Santos é bem preocupante. Nos próximos jogos, o Peixe pegará o Atlético-GO (casa), Avaí (fora), Botafogo (casa) e Fortaleza (fora), até o final do 1º turno. É bom o Santos ligar o sinal de alerta. Em 2021, quando brigou contra o rebaixamento, o time tinha 20 pontos nessa 15ª rodada.