Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

São Paulo venceu apenas 3 dos 9 jogos em que saiu na frente no Brasileirão

Jandrei, do São Paulo, lamenta virada do Palmeiras no Morumbi, pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Jandrei, do São Paulo, lamenta virada do Palmeiras no Morumbi, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

21/06/2022 12h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo perdeu para o Palmeiras por 2 x 1, de virada, nessa segunda-feira (20), desperdiçando a chance de fazer os 3 pontos mais uma vez nesse Brasileirão depois de sair na frente do placar.

Nesse campeonato, o time de Rogério Ceni abriu o marcador em 9 dos 13 jogos que disputou, mas venceu apenas 3 deles (Athletico-PR, Santos e América-MG). Nos outros 6 jogos, foram 5 empates (Fortaleza, Corinthians, Avaí, Ceará e Coritiba) e 1 derrota (Palmeiras).

Dos 20 times do Brasileirão 2022, o São Paulo é o que mais saiu na frente do placar (9 vezes), ao lado do Bragantino — 69% dos jogos. Mas é o 3º pior em pontos conquistados nesses jogos em que marcou primeiro, à frente apenas Fortaleza e Juventude. Se tivesse vencido os 9 jogos em que saiu na frente, o São Paulo teria feito 27 pontos. Mas o time conquistou apenas 14 desses 27.

O Athletico-PR saiu 5 vezes na frente do placar nesse Brasileirão e acabou vencendo todos os seus 5 jogos. O Corinthians saiu na frente em 8 dos 13 jogos e ganhou 7 deles e empatou 1. Já o Palmeiras saiu na frente em 7 partidas, venceu 6 e empatou 1.

Outro dado que mostra a queda de rendimento do São Paulo nas partidas é o número de gols feitos no 1º e no 2º tempo. Nos 13 jogos realizados até aqui, o Tricolor marcou 10 vezes na primeira etapa e 8 na segunda. Nos gols sofridos, levou 5 no 1º tempo e 10 no 2º tempo.

Se pegarmos o placar do intervalo, o São Paulo teria a 2ª melhor campanha com 25 pontos, atrás do Bragantino apenas no saldo de gols, e à frente do Palmeiras, que fez 23 pontos e do Corinthians, 21 pontos. Na tabela de pontos dos resultados do 2º tempo, o São Paulo seria apenas o 16º com 14 pontos. O Palmeiras, líder, fez 26 pontos, seguido por Botafogo (25) e Corinthians (22). Como visitante, o São Paulo tem o 2º melhor 1º tempo, mas é o penúltimo no 2º tempo.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter